6 de março de 2019

Quando a dificuldade para enxergar é sintoma e não doença

Quando a dificuldade para enxergar é sintoma e não doença

Muitos não sabem, mas a avaliação ocular pode ser o ponto de partida para o diagnóstico de doenças graves, que não necessariamente têm origem nos olhos. É importante entender que inúmeras doenças sistêmicas provocam consequências na visão; em alguns casos a manifestação ocular é o primeiro indício perceptível de uma condição sistêmica ou crônica.

Sendo assim, fica claro que o oftalmologista exerce papel fundamental no cuidado da saúde como um todo.

De mesmo modo, os especialistas que tratam de doenças não oftálmicas, mas que podem afetar a visão, têm a responsabilidade de orientar essas pessoas sobre a importância de procurar um oftalmologista.

Entre os exemplos de problemas sistêmicos que podem comprometer a visão estão doenças como esclerose múltipla, sífilis, artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico e tuberculose.

.
Confira outros exemplos de doenças sistêmicas que podem prejudicar a saúde dos olhos e como elas agem:

ANEMIA FALCIFORME
Pacientes com anemia falciforme devem consultar o oftalmologista periodicamente a fim de evitar as complicações relacionadas com a neovascularização da retina (glaucoma neovascular, hemorragia vítrea), além de isquemia retiniana e oclusão de artérias ou veias.

DIABETES MELLITUS
A maioria dos problemas oculares dos diabéticos ocorre na retina, decorrente da falta de suprimento sanguíneo e consequente diminuição da oferta de oxigênio (Hipoxia). O diabetes pode acometer ainda outras estruturas do olho como: cristalino, musculatura extraocular, íris, etc.

HIPERTENSÃO ARTERIAL
Alguns sinais da hipertensão são observados quando realizamos o exame de fundo de olho. Por isso, em inúmeros casos, o oftalmologista é o primeiro a diagnosticar a doença. A retinopatia hipertensiva pode desencadear complicações graves como: neuropatia óptica, oclusões das veias e artérias da retina, etc.

MIASTENIA GRAVE
De acordo com pesquisas, metade dos pacientes com miastenia grave apresenta manifestações oculares. Entre elas ptose palpebral (pálpebras mais baixas que o normal) e oftalmoplegia (doença que consiste no enfraquecimento dos músculos do globo ocular).

HIPERTIREOIDISMO
O hipertireoidismo pode causar proptose (olho saltado), retração palpebral, visão dupla e desvio ocular, que pode ser o primeiro sinal da condição. As complicações oculares referentes a tireoide podem incluir também úlcera da córnea e perda visual.

Em todos esses casos a prevenção é o melhor remédio. E esse cuidado deve ser realizado com a orientação de um oftalmologista.

 

Lembre-se: Este artigo visa informar o público e não substitui avaliação por médico oftalmologista, que é o único profissional capacitado para realizar o diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada caso. Portanto, não pratique a auto-medicação e procure sempre o seu médico.

– –
Fonte: CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Você também pode gostar
Saúde das pálpebras evita problemas de visão
+
Saúde das pálpebras evita problemas de visão

Mudanças hormonais, excesso de sol, genética, envelhecimento ou problemas musculares são algumas causas das pálpebras caídas que podem originar fadiga visual, ...

10 de novembro de 2023
A visão e o uso correto dos óculos
+
A visão e o uso correto dos óculos

Os óculos de grau são a maneira mais simples de se corrigir as ametropias- erros refrativos oculares. Estima-se que cerca de 15% das crianças e quase todos os ...

29 de janeiro de 2024
Transplante de córneas: falando sobre a importância da doação
+
Transplante de córneas: falando sobre a importância da doação

A doação de córneas é um ato fundamental para que muitas pessoas possam recuperar a visão. O programa brasileiro de transplante de órgãos e tecidos é um dos ...

1 de setembro de 2023
siga @signorellioftalmologia no Instagram