O “CROSSLINKING” – CXL de córnea é um procedimento cirúrgico ambulatorial, realizado com anestesia tópica (colírio), usado para a estabilização mecânica e aumento da resistência do colágeno da córnea.
Está indicado para:
- Pacientes portadores de ceratocone, reduzindo o risco de progressão da doença.
- Ectasia (abaulamento) da córnea, pós cirurgia refrativa.
- Processos inflamatórios que levam ao afinamento corneano.
- Como terapia coadjuvante quando indicado implante de anel intracorneano. Essa complementação melhorou os resultados ceratométricos pós-operatórios, comparados com os resultados obtidos em pacientes submetidos apenas ao implante de anel intracorneano.
Os pacientes com visão igual ou superior a 20/25, em qualquer faixa etária, podem optar por acompanhamento da doença. O CXL, como qualquer processo cirúrgico, pode apresentar complicações como a redução da acuidade visual.
Especificamente em crianças, que ainda apresentam boa visão, o objetivo e as potenciais complicações de um eventual tratamento cirúrgico devem ser amplamente discutidos e esclarecidos antes de determinar qualquer conduta cirúrgica.
Quanto tempo leva para que o procedimento tenha o efeito pretendido?
A córnea, através do CXL, tem sua resistência e rigidez aumentada tão logo termina a cirurgia. Esta resistência aumenta, progressivamente, nos dias que se seguem ao procedimento.
A recuperação visual será lenta e progressiva, devendo ser acompanhado pelo médico assistente, em visitas ao consultório nas datas estipuladas ou quando houver dúvidas na evolução do tratamento.
O procedimento
O epitélio da parte central da córnea é removido e gotas de Riboflavina (Vitamina B) são aplicadas, até que haja impregnação da córnea pela medicação. Aplica-se, então, luz ultravioleta para produzir uma reação fotoquímica.
Ao final da cirurgia, é colocada uma lente de contato gelatinosa, como curativo. Esta, deverá ser retirada cerca de 7 a 10 dias depois.
Pós-operatório
- No primeiro dia após o procedimento poderá ocorrer um pouco de dor, controlada com analgésicos por via oral. O paciente deverá:
- Utilizar os colírios prescritos (anti-inflamatório e analgésico e antibiótico), rigorosamente.
- Manter a higiene local.
- Evitar banhos de piscina, saunas, esportes.
- Utilizar óculos com filtro UVA e UVB de 100%.
- Evitar exposição solar.
- Evitar atividades desportivas e aglomerações.
Riscos do CXL
Uma vez que o epitélio da córnea é retirado para a realização do procedimento, há risco de infecção, embora extremamente baixo. A prevenção se dá pelas recomendações acima e pelo uso rigoroso da medicação.