Astigmatismo é uma irregularidade da córnea que provoca um erro de refração, ou seja, faz com que a retina receba a imagem em vários focos, levando o paciente a enxergar imagens borradas e estremecidas.
Normalmente, a córnea é arredondada e lisa, e a imagem é focada na retina em um único ponto.
Mas nos olhos com astigmatismo, a córnea possui um formato mais ovalado e as imagens sofrem distorção ao passarem por ela, distorcendo a transmissão de imagens ao cérebro.
ASTIGMATISMO TEM CURA? QUAIS OS SINTOMAS
O paciente com astigmatismo enxerga, tanto de perto quanto de longe, todas as imagens distorcidas.
Por isso, ele pode sentir fadiga ocular, ou seja, vista cansada, e também dor de cabeça, por ficar forçando a visão.
Quando o astigmatismo está no início, o paciente não sente esses sintomas, mas conforme a doença vai se agravando, começam a aparecer os primeiros sinais de vista cansada.
QUAIS AS CAUSAS DO ASTIGMATISMO
A origem do astigmatismo é hereditária e ainda não foi totalmente desvendada pela medicina.
O que se sabe é que o problema acontece pela má formação da córnea, surgindo ao nascimento e piorando com o passar do tempo.
Algumas situações podem aumentar as chances de desenvolver astigmatismo, como coçar os olhos com muita força e frequência, e processos cirúrgicos, como a cirurgia de catarata.
Doenças como ceratocone e pterígio também podem provocar astigmatismo.
TRATAMENTO PARA ASTIGMATISMO
O astigmatismo não tem cura, mas as alternativas de tratamento são muito eficazes para corrigir o erro refrativo na córnea, proporcionando aos pacientes uma melhor acuidade visual.
O tratamento para astigmatismo consiste em corrigir o erro refrativo da córnea, ou o seu efeito sobre a transmissão das imagens ao cérebro.
Isso por ser realizado com o uso de óculos ou lentes de contato.
A cirurgia refrativa também é recomendada em alguns casos.
Conheça a seguir um pouco mais sobre as opções para corrigir o astigmatismo.
LENTES DE CONTATO PARA ASTIGMATISMO
O astigmatismo pode ser corrigido com o uso de uma lente de contato tórica, ou seja, cilíndrica, que compensa o formato da córnea, por possuir diferentes espessuras na sua superfície.
Quanto maior o grau do astigmatismo, maior será a diferença de espessura na lente para compensá-lo.
ÓCULOS PARA ASTIGMATISMO
O astigmatismo também pode ser corrigido com óculos em pessoas com até quinze anos de idade.
A partir de então, é possível usar lentes de contato.
Os óculos para astigmatismo também possuem lentes cilíndricas com diferentes espessuras na superfície, da mesma forma que as lentes de contato, para compensar o formato da córnea.
CIRURGIA PARA CORRIGIR ASTIGMATISMO
A cirurgia de astigmatismo pode ser realizada em pacientes com mais de vinte anos de idade, com o grau estabilizado.
A cirurgia corrige o astigmatismo através do remodelamento da córnea, com a utilização de laser ou de lente intraocular.
Apesar dos riscos e complicações inerentes a qualquer cirurgia, esta é uma forma segura de corrigir o astigmatismo, possibilitando a visão normal ao paciente, mesmo sem usar óculos ou lentes de contato.
COMO ESCOLHER O MELHOR TRATAMENTO DE ASTIGMATISMO
O médico oftalmologista considera fatores como idade, capacidade de adaptação a óculos ou lentes de contato, ou se o astigmatismo está estabilizado para propor o melhor tratamento ao seu caso.
Lembre-se: Este artigo visa informar o público e não substitui avaliação por médico oftalmologista, que é o único profissional capacitado para realizar o diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para cada caso. Portanto, não pratique a auto-medicação e procure sempre o seu médico.
– –
Fonte: blog e-lens.com.br