Exames

Tomografia Computadorizada de Córnea

Tomografia Computadorizada de Córnea

Realizado por equipamento da companhia Suiça Ziemer Ophthalmology, considerado hoje o equipamento mais completo e preciso na prática médica para as cirurgias refrativas (correção de grau), implantes de lentes intra-oculares, diagnósticos e tratamento do ceratocone, transplante de córnea, etc.

Exame não invasivo, de não contato, analisador do segmento anterior do olho (córnea, íris, pupila, cristalino). Faz diagnóstico de catarata e ceratocone antes das manifestações visuais e dos demais aparelhos da rotina de consultório.

ABERROMETRIA
Também denominado de frente de onda, exame realizado com o aparelho GALILEI G4; auxilia no cálculo para as cirurgias refrativas, correção de grau com laser e implantes de lentes, indicando as distorções ópticas (aberrações), que hoje podem ser corrigidas pelos métodos cirúrgicos, tornando a visão no pós-operatório mais nítida e, com realce das cores.

Algumas aberrações ópticas só podem ser identificadas através desse exame; o exame tradicional de óculos (refração) tem uma precisão de 0,25 dioptrias (grau da lente), o estudo através do aberrômetro a precisão está na ordem de 0,01 dioptrias.

ALGUMAS DE SUAS APLICAÇÕES:

Diagnóstico de ceratocone anterior e posterior.
Cálculo, indicações ou contra indicações de lentes intra oculares.
Análise do poder da córnea, principalmente após procedimentos refrativos.
Medição de cada estrutura do segmento anterior.
Aberrometria total corneana.
Paquimetria de toda superfície corneana.
Densitometria 3D para Córnea.
Densitometria 3D do Cristalino: Analisa diferentes graus de opacificação e redução da incidência de luz através dele.
Goniometria Digital: Medidas do sistema de drenagem do humor aquoso para acompanhamento e escolha do melhor tratamento do glaucoma.

 

Veja Mais Exames
siga @signorellioftalmologia no Instagram
Saiba o que é catarata: sintomas, tratamentos e causas

Imagens turvas e embaçadas, presença constante de uma espécie de névoa diante dos olhos…

Estas são queixas comuns dos pacientes que têm catarata. Apesar de ser muito popular (quase todo mundo conhece alguém que já teve catarata), ainda persistem muitas ideias erradas sobre o que é catarata e sobre como tratá-la.

A maioria dos casos de catarata acontece como parte do processo de envelhecimento, mas é possível desenvolver a doença como consequência de traumatismos oculares, do uso inadequado de algumas medicações ou por excesso de exposição à luz solar.

Como o problema pode ser identificado?
Visão mais embaçada, imagens que parecem ter cores desbotadas, percepção de halos claros ao olhar para a luz podem ser sinais de catarata. Se algum deles for percebido, é preciso procurar seu oftalmologista. Ele fará uma série de exames para identificar se o motivo do problema é catarata.

Qual o tratamento para a catarata?
O único tratamento para a catarata é a cirurgia, indicada sempre que o embaçamento da visão interferir na realização das atividades diárias. Na cirurgia de catarata, o cristalino opacificado é removido do olho, e em seu lugar é inserida uma lente intraocular artificial.

Hoje existem diversos tipos de lentes intraoculares (inclusive multifocais, que podem reduzir a necessidade de uso de óculos para perto e para longe). Seu oftalmologista avaliará quais as melhores indicações para o seu caso, considerando suas características e necessidades.

Agende sua consulta na Signorelli Oftalmologia com nossos especialistas.