25 de julho de 2017

GLAUCOMA: o ladrão sorrateiro da visão

GLAUCOMA: o ladrão sorrateiro da visão

O glaucoma é principal causa de cegueira irreversível, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Conhecido como o “ladrão sorrateiro da visão” porque em 90% dos casos descobertos nos países em desenvolvimento, como o Brasil, os pacientes nunca haviam percebido qualquer alteração da visão antes de receber o diagnóstico.

Estima-se que cerca de 65 milhões de pessoas em todo o mundo tenham a doença. No Brasil, conforme a Sociedade Brasileira de Glaucoma, aproximadamente um milhão de pessoas têm glaucoma. Mais da metade delas talvez nem desconfiem porque não há sintomas prévios.

O glaucoma é provocado pela alteração da pressão intraocular. Elevada, reduz o campo de visão e pode afetar o nervo óptico e provocar a cegueira. Geralmente, a pressão é modificada quando o “humor aquoso” – líquido transparente que se forma, circula e sai do olho, responsável pela nutrição e por manter as estruturas dos olhos normais – tem dificuldade de sair, o que aumenta a pressão intraocular.

.
Quando os canais de saída estão abertos, o distúrbio é denominado glaucoma de ângulo aberto. Quando eles são obstruídos pela íris, o distúrbio é denominado glaucoma de ângulo fechado. Há ainda o glaucoma secundário, causado por uma lesão ocular.

1337975363672glaucoma

Fatores genéticos, idade e cor da pele podem influenciar o desenvolvimento da doença. Negros, pessoas que têm casos de glaucoma na família e indivíduos com mais de 40 anos podem pertencer aos grupos de risco. O tratamento é feito com colírios que abaixam a pressão intraocular, laser e cirurgia.

Não deixe de consultar seu oftalmologista periodicamente. Quem tem mais de 40 anos deve visitar o médico, ao menos, uma vez por ano.

– –
Fonte: Sociedade Brasileira de Glaucoma, Biblioteca virtual em saúde e Manual Merck

Você também pode gostar
CBO se reúne com Vigilância Sanitária do DF e avança contra práticas ilegais de óticas e optometristas
+
CBO se reúne com Vigilância Sanitária do DF e avança contra práticas ilegais de óticas e optometristas

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) se reuniu com a Vigilância Sanitária do Distrito Federal para tratar sobre a conduta ilegal praticada por óticas e ...

1 de julho de 2024
Problemas que afetam o motorista que chegou à terceira idade
+
Problemas que afetam o motorista que chegou à terceira idade

O Código Brasileiro de Trânsito prevê a idade que inicia a concessão para a direção veicular, que é de 18 anos, porém não determina um limite para encerrar ...

9 de novembro de 2023
Erros refrativos devem receber a devida atenção
+
Erros refrativos devem receber a devida atenção

Uma dificuldade para ler um texto aqui, outra, para focar um letreiro mais distante ali… Não enxergar com nitidez pode ser um sinal de alerta. Os erros de ...

14 de fevereiro de 2024
siga @signorellioftalmologia no Instagram