4 de fevereiro de 2018

Moscas volantes e descolamento do vítreo

Moscas volantes e descolamento do vítreo

Você tem a impressão, às vezes, de que algo está surgindo em sua visão e sumindo de repente? Provavelmente, o que está acontecendo é um problema chamando de “moscas volantes”. Trata-se de uma “sombra” na retina provocada por células mortas que ficam depositadas no vítreo do seu olho.

Esses pequenos pontos escuros, manchas, filamentos, círculos ou teias de aranha que parecem mover-se na frente de um ou de ambos os olhos. Percebidas mais facilmente durante a leitura ou quando se olha fixamente para uma parede vazia. A denominação moscas volantes vem do latim, pois há mais de dois mil anos, na Roma antiga, as pessoas já usavam a expressão “muscae volitantes” para descrever esse problema oftalmológico.

floaters

O que causa as moscas volantes?
Com o processo natural de envelhecimento, o vítreo – fluído gelatinoso que preenche o globo ocular – contrai-se, podendo se separar da retina em alguns pontos, sem que isto cause obrigatoriamente danos à visão. As moscas volantes são proteínas ou minúsculas partículas de vítreo condensado, tecnicamente chamados grumos, formadas quando o vítreo se solta da retina. Embora pareçam estar na frente do olho, na realidade, elas estão flutuando no vítreo, dentro do olho. Nem sempre as moscas volantes interferem na visão. Mas, quando passam pela linha de visão as partículas bloqueiam a luz e lançam sombras na retina, a parte posterior do olho onde se forma a imagem.

Quais são os grupos de risco?
As moscas volantes ocorrem com maior freqüência após os 45 anos entre as pessoas que têm miopia, as que se submeteram à cirurgia de catarata ou ao tratamento YAG Laser e também entre as que sofreram inflamação dentro do olho.

O que pode ser feito?
O tratamento é feito com o acompanhamento de um oftalmologista. Algumas delas podem permanecer no campo de visão, porém muitas diminuem ou desaparecem com o tempo, deixando de incomodar. Nos casos de opacidades densas, causando grande desconforto ou comprometimento da visão, a remoção das opacidades vítreas por meio de procedimento cirúrgico (vitrectomia via pars plana), pode ser considerada.

Também, nos casos em que o descolamento do vítreo vier a causar alguma lesão da retina, o oftalmologista orientará o tratamento que poderá consistir na aplicação de laser para bloqueio da lesão. Nas situações de maior gravidade, que tenham evoluído para um descolamento de retina, o tratamento possivelmente será uma cirurgia a ser realizada o mais rápido possível para evitar um maior comprometimento da visão.

Você também pode gostar
O uso de maquiagem nos olhos com segurança e sem exageros
+
O uso de maquiagem nos olhos com segurança e sem exageros

Cada vez mais os brasileiros ganham destaque nos gastos com cosméticos. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e ...

9 de outubro de 2023
Problemas oftalmológicos em diabéticos
+
Problemas oftalmológicos em diabéticos

Quando o paciente diabético tem bom controle da glicemia (quantidade de açúcar no sangue) ajuda a evitar complicações à saúde, como: doença renal, ataques ...

20 de novembro de 2023
O que é uveíte? Conheça as causas, sintomas e tratamentos
+
O que é uveíte? Conheça as causas, sintomas e tratamentos

A uveíte corresponde à inflamação da úvea, que é parte do olho formada pela íris, corpo ciliar e coroide, que formam a parte da frente do olho, o que resulta ...

12 de janeiro de 2024
siga @signorellioftalmologia no Instagram