O PTERÍGIO é uma carnosidade na superfície ocular que avança sobre a córnea, geralmente do lado nasal. Trata-se de uma resposta do olho a um processo de irritação ocular crônica, em que a exposição à luz solar, à poeira e ao vento têm um papel importante. Genética também tem seu papel no surgimento do pterígio.
Além do olho vermelho, o pterígio causa sensação de corpo estranho e ardor ocular. Sua presença pode provocar alterações da córnea, com aparecimento de astigmatismos elevados, que muitas vezes não são corrigidos pelos óculos. E, se crescem em direção ao eixo visual, a visão será comprometida.
Como prevenir
Pessoas que trabalham ao ar livre, expostas ao sol, vento, poeira, têm mais chance de desenvolverem pterígio. Uma medida preventiva de grande importância é o uso de óculos de sol para proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB). Pessoas que andam de moto, ou mesmo de carro, devem evitar que o vento atinja diretamente os olhos, causando ressecamento e irritação crônica. O uso de lágrima artificial nestes casos é aconselhável.
Tratamento
Os cuidados anteriormente citados podem diminuir o risco de progressão e os sintomas desconfortáveis do pterígio que já se desenvolveu.
O tratamento cirúrgico está indicado nos casos em que o aspecto estético não é satisfatório e os sintomas são severos.
Novas técnicas cirúrgicas, incluindo o transplante conjuntival, a utilização de membrana amniótica, cola biológica e o uso de drogas que inibem o crescimento celular como a mitomicina, estabeleceram um novo paradigma no tratamento cirúrgico do pterígio.