24 de fevereiro de 2022

O que é Pterígio? Saiba como prevenir e tratar

O que é Pterígio? Saiba como prevenir e tratar

O PTERÍGIO é uma carnosidade na superfície ocular que avança sobre a córnea, geralmente do lado nasal. Trata-se de uma resposta do olho a um processo de irritação ocular crônica, em que a exposição à luz solar, à poeira e ao vento têm um papel importante. Genética também tem seu papel no surgimento do pterígio.

Além do olho vermelho, o pterígio causa sensação de corpo estranho e ardor ocular. Sua presença pode provocar alterações da córnea, com aparecimento de astigmatismos elevados, que muitas vezes não são corrigidos pelos óculos. E, se crescem em direção ao eixo visual, a visão será comprometida.

Como prevenir

Pessoas que trabalham ao ar livre, expostas ao sol, vento, poeira, têm mais chance de desenvolverem pterígio. Uma medida preventiva de grande importância é o uso de óculos de sol para proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB). Pessoas que andam de moto, ou mesmo de carro, devem evitar que o vento atinja diretamente os olhos, causando ressecamento e irritação crônica. O uso de lágrima artificial nestes casos é aconselhável.

Tratamento

Os cuidados anteriormente citados podem diminuir o risco de progressão e os sintomas desconfortáveis do pterígio que já se desenvolveu.
O tratamento cirúrgico está indicado nos casos em que o aspecto estético não é satisfatório e os sintomas são severos.

Novas técnicas cirúrgicas, incluindo o transplante conjuntival, a utilização de membrana amniótica, cola biológica e o uso de drogas que inibem o crescimento celular como a mitomicina, estabeleceram um novo paradigma no tratamento cirúrgico do pterígio.

Você também pode gostar
7 Cuidados para quem usa Lentes de Contato
+
7 Cuidados para quem usa Lentes de Contato

Lentes de contato proporcionam praticidade em diversos momentos do dia-a-dia e ainda ajudam a compor o look, mas é preciso cuidar direitinho delas. Confira 7 ...

13 de dezembro de 2023
Retinoblastoma: 50% dos casos são diagnosticados tardiamente
+
Retinoblastoma: 50% dos casos são diagnosticados tardiamente

O retinoblastoma pode ser raro, mas é o tumor ocular mais comum na infância, com cerca de 400 novos casos todos os anos no Brasil, sendo 90% deles em crianças de ...

25 de setembro de 2023
Doenças silenciosas que podem levar à cegueira
+
Doenças silenciosas que podem levar à cegueira

Zelar pela saúde dos olhos deve ser uma tarefa permanente – tem início nos primeiros instantes de vida e se estende pela infância, adolescência e fase adulta, ...

13 de novembro de 2023
siga @signorellioftalmologia no Instagram