25 de outubro de 2023

Qual a diferença entre o médico oftalmologista e o optometrista?

Qual a diferença entre o médico oftalmologista e o optometrista?

O oftalmologista é o médico especialista em cuidar da saúde ocular, capacitado para diagnosticar e tratar problemas da visão, fazer exames e realizar cirurgias, quando forem necessárias.

A formação de um óptico-optometrista permite sua atuação nas áreas técnica e de laboratório de produtos oftálmicos, sendo sua função interpretar o receituário do médico oftalmologista; produzir lentes, montar e consertar óculos, cuidando de sua manutenção; e orientar na escolha do modelo mais adequado de lente e armação de acordo com a necessidade apresentada pelo paciente. O optometrista NÃO faz a avaliação da visão, nem prescreve óculos. Isso é função do médico oftalmologista.
.26

Você sabia? O olho é um órgão pequeno do corpo humano que pode ser acometido de 3.892 doenças. Elas podem ser raras ou não. Se uma doença não for identificada a tempo, pode cegar e até matar. O oftalmologista é o médico que tem competências para cuidar desse órgão, por conhecê-lo com muita propriedade.

.
Mas será que é preciso uma consulta mesmo? Não dá para comprar óculos ou lentes de contato prontas, na ótica ou pela internet?

A visão é um bem precioso e requer cuidados muito específicos. O checkup com o médico oftalmologista é uma medida importante para prevenir doenças e manter a saúde ocular. Com um exame oftalmológico, é possível diagnosticar precocemente doenças que podem levar à cegueira, iniciar o tratamento e buscar preservar a visão.

Jamais use óculos de grau sem prescrição médica. A supervisão do oftalmologista é fundamental também para os usuários de lentes de contato: nem todas as pessoas podem usar lentes de contato (isso depende de uma série de fatores que precisam ser avaliados em um exame oftalmológico), sob o risco de criar lesões graves nos olhos.

“É possível diagnosticar precocemente doenças que podem levar à cegueira, iniciar o tratamento e buscar preservar a visão”

Embora possa parecer algo simples, durante a consulta, o médico oftalmologista, mais do que determinar a necessidade ou não de usar óculos e o grau das lentes, pode avaliar a saúde ocular e mesmo detectar uma doença sistêmica (que afeta mais partes do corpo ou mesmo todo o organismo) como causa dos sintomas visuais. As doenças sistêmicas que podem ser identificadas durante um exame de vista com o oftalmologista são inúmeras, tais como: hanseníase, tuberculose, lúpus, doenças reumáticas, diabetes, disfunções na tireoide, tumores, Aids, toxoplasmose e hipertensão arterial.

– –
Fonte: Veja Bem – CBO em Revista

Você também pode gostar
Alta sensibilidade à luz pode ser sintoma de doenças oculares
+
Alta sensibilidade à luz pode ser sintoma de doenças oculares

Nossos olhos sempre reagem à presença de luz, especialmente em grande intensidade. Quem sofre de fotofobia enfrenta dificuldades por causa da intensidade de luz ...

11 de setembro de 2023
Você já ouviu falar em Toxoplasmose Ocular?
+
Você já ouviu falar em Toxoplasmose Ocular?

A toxoplasmose é uma doença amplamente distribuída pelo planeta e é considerada uma zoonose, pois parte do ciclo do Toxoplasma gondii que é um protozoário, ...

15 de janeiro de 2024
Fique atento às alergias oculares
+
Fique atento às alergias oculares

Os olhos são um alvo fácil para as alergias, isto ocorre porque quando os abrimos, a conjuntiva, membrana fina que recobre a superfície do olho, fica diretamente ...

20 de dezembro de 2023
siga @signorellioftalmologia no Instagram