10 de abril de 2019

Quanto tempo dura a receita de um oftalmologista?

Quanto tempo dura a receita de um oftalmologista?

Você lembra a data da sua última consulta oftalmológica? Geralmente lembramos da receita oftálmica quando mais precisamos dela. Seja na hora de fazer um óculos de grau ou na hora de comprar uma lente de contato.

Uma receita tem um tempo médio entre 6 meses á 1 ano a partir da data da consulta com o seu médico oftalmologista. Após a consulta, você recebe informações importantes do seu médico sobre a saúde dos seus olhos e caso necessite de correção visual, também receberá uma receita com dados do grau para correção da visão, como grau para longe de miopia, hipermetropia e astigmatismo, ou grau de perto chamado de presbiopia, que é a famosa vista cansada.

Além dessas informações que são descritas na receita, seu oftalmologista poderá indicar o tipo de lente a ser usado para sua necessidade, na qual a ótica especializada irá utilizar para lhe indicar na compra de um novo óculos de grau ou lentes de contato.

Sempre tenha sua receita em mãos e atualizada, pois ela que irá lhe ajudar a manter a saúde dos seus olhos em dia. Usar receitas antigas podem prejudicar sua visão pois em alguns casos o grau muda. Além de desperdiçar tempo e dinheiro fazendo uma lente com grau errado para os seus óculos, você estará se prejudicando.

Importante: Alguns fatores podem fazer com que sua receita mude em um tempo menor do que os 6 meses indicados. São eles: Catarata, diabetes, alteração na curvatura da córnea e etc.

Por isso, é indicado consultar seu médico oftalmologista regularmente, pois ele é o profissional adequado para manter a saúde dos seus olhos que é algo que depende do carinho e do seu compromisso com você mesmo(a).

– –
Fonte: NewLentes – blog.newlentes.com.br

 

 

 

Você também pode gostar
A tecnologia a serviço da saúde ocular
+
A tecnologia a serviço da saúde ocular

A Tomografia de Coerência Óptica (OCT) é um dos grandes avanços tecnológicos desenvolvidos para auxiliar o oftalmologista no diagnóstico de doenças0131 ...

31 de janeiro de 2024
Erros refrativos devem receber a devida atenção
+
Erros refrativos devem receber a devida atenção

Uma dificuldade para ler um texto aqui, outra, para focar um letreiro mais distante ali… Não enxergar com nitidez pode ser um sinal de alerta. Os erros de ...

11 de outubro de 2024
Hábito de fumar e as doenças oculares
+
Hábito de fumar e as doenças oculares

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, responsável por 63% dos óbitos relacionados ...

31 de maio de 2024
siga @signorellioftalmologia no Instagram
Saiba o que é catarata: sintomas, tratamentos e causas

Imagens turvas e embaçadas, presença constante de uma espécie de névoa diante dos olhos…

Estas são queixas comuns dos pacientes que têm catarata. Apesar de ser muito popular (quase todo mundo conhece alguém que já teve catarata), ainda persistem muitas ideias erradas sobre o que é catarata e sobre como tratá-la.

A maioria dos casos de catarata acontece como parte do processo de envelhecimento, mas é possível desenvolver a doença como consequência de traumatismos oculares, do uso inadequado de algumas medicações ou por excesso de exposição à luz solar.

Como o problema pode ser identificado?
Visão mais embaçada, imagens que parecem ter cores desbotadas, percepção de halos claros ao olhar para a luz podem ser sinais de catarata. Se algum deles for percebido, é preciso procurar seu oftalmologista. Ele fará uma série de exames para identificar se o motivo do problema é catarata.

Qual o tratamento para a catarata?
O único tratamento para a catarata é a cirurgia, indicada sempre que o embaçamento da visão interferir na realização das atividades diárias. Na cirurgia de catarata, o cristalino opacificado é removido do olho, e em seu lugar é inserida uma lente intraocular artificial.

Hoje existem diversos tipos de lentes intraoculares (inclusive multifocais, que podem reduzir a necessidade de uso de óculos para perto e para longe). Seu oftalmologista avaliará quais as melhores indicações para o seu caso, considerando suas características e necessidades.

Agende sua consulta na Signorelli Oftalmologia com nossos especialistas.