5 de setembro de 2024

Transplante de córneas: falando sobre a importância da doação

Transplante de córneas: falando sobre a importância da doação

A doação de córneas é um ato fundamental para que muitas pessoas possam recuperar a visão. O programa brasileiro de transplante de órgãos e tecidos é um dos maiores programas públicos do mundo.

Entretanto ainda há muito que fazer, enfrentamos um problema de baixo índice de conscientização de nossa população sobre os procedimentos envolvidos.

.
Diferentemente do que acontece com outros órgãos e tecidos (como coração, rim, fígado, etc.), aproximadamente 90% das córneas doadas têm condições de serem transplantadas. Elas podem ser preservadas por até 15 dias após a sua retirada.

Você sabe o que é córnea?

A córnea é um tecido transparente que fica na parte da frente do olho (de forma grosseira, podemos compará-la ao vidro de um relógio ou uma lente de contato). Se a córnea se opacifica (embaça) por causa de doenças hereditárias, lesões, infecções, queimaduras por substancias químicas ou outras causas, a pessoa pode ter a visão bastante reduzida ou, às vezes, até perde-la. Em tais situações, a visão fica prejudicada e não é possível melhorá-la com uso de óculos.

Só a troca da córnea doente por outra sadia e transparente pode melhorar a visão. Para exemplificar um transplante de córnea podemos pensar em um relógio: se o vidro estiver embaçado, fica difícil enxergar o mostrador. Para podermos usá-lo, é necessário substituir o vidro por outro transparente. Da mesma forma, o transplante só esta indicado quando o problema for na córnea.

O que é preciso para ser um doador?

Para ser um doador, não é necessário fazer nenhum documento por escrito. Basta que a família seja informada e autorize a retirada das córneas, o que pode ocorrer até seis horas após a sua morte (coração parado). Mesmo que a pessoa não tenha manifestado o desejo de doação, a família pode entrar em contato com o banco de olhos, pois é a única responsável pela efetivação de uma doação, já que a retirada dos tecidos oculares só pode ser feita com a autorização da família.

A doação não altera a aparência do doador e não atrasa o enterro. A doação não acarreta nenhum gasto para a família do doador. Os custos envolvidos no preparo da córnea são cobertos pelo banco de olhos.

Banco de olhos ou bancos de tecidos oculares

Os bancos de olhos são responsáveis pela captação das córneas e, também, por sua conservação. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que recebe doações, prepara e distribui córneas para transplante, ensino e pesquisa. São supervisionados pelas Centrais de Transplantes, não escolhem os receptores, pois todos são incluídos em uma lista de espera seguindo ordem cronológica de inscrição.

O método de obtenção de córnea é chamado de “hospitalar ativo”. Técnicos treinados procuram as famílias dos pacientes hospitalizados, recém falecidos, e pedem pela doação. As campanhas e cartões de doação servem apenas de alerta para a existência do programa, mas na verdade apenas a família pode autorizar a retirada das córneas.

O processamento dos tecidos oculares, doados desde a retirada, precisa e deve ser executado pela equipe do banco de olhos, porque esta é a única maneira de garantir que os procedimentos serão feitos de maneira ética, com segurança, por profissionais capacitados de acordo com as “Normas Médicas Internacionais” para este tipo de atividade e com a legislação em vigor.

Somente os bancos de olhos estão preparados para realizar o necessário controle de qualidade dos tecidos oculares doados, que serão distribuídos para transplante.

A distribuição é controlada pelos órgãos governamentais e é feita respeitando-se a ordem de inscrição do paciente na lista de espera. Não existe a possibilidade de que pacientes venham a “furar a fila” ou “serem favorecidos” por qualquer razão. Só em casos específicos, de comprovada emergência, previstos em lei, o paciente poderá ser transplantado de maneira imediata.

De acordo com a legislação e com o “Código de Ética dos Bancos de Olhos”, todas as informações sobre os doadores e sobre os receptores de tecidos oculares doados são sigilosas, devendo os bancos de olhos o compromisso de manter todos os registros em caráter confidencial.

Os tecidos oculares doados são utilizados para fins medicamentosos (de recuperação dos pacientes inscritos em lista de espera). A córnea, a esclera (parte branca do olho) e as células tronco da córnea podem ser utilizadas com finalidade terapêutica. Cada doador pode beneficiar vários pacientes, se, além das córneas, a esclera e as células tronco forem utilizadas (o que é rotina nos bancos de olhos). Os tecidos que, por algum motivo, não puderem ser utilizados em cirurgias, serão utilizados em pesquisas (aprovadas por Comissão de Ética) ou ensino.

Os transplantes permitem que pessoas com alguma deficiência visual, por problemas de córnea, recuperem a visão.

A doação é um ato humanitário!

– –
Fonte: CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Você também pode gostar
Alterações visuais relacionadas aos hormônios da gravidez
+
Alterações visuais relacionadas aos hormônios da gravidez

Durante nove meses, período da gestação, a grávida passa por mudanças emocionais, psicológicas e físicas. Muito mais do que uma barriga que não para de ...

17 de novembro de 2024
Olhos secos: pequenos cuidados evitam dor e infecções
+
Olhos secos: pequenos cuidados evitam dor e infecções

Os olhos tem uma lubrificação natural chamada lágrima ou filme lacrimal, além de lubrificar, esse líquido protege nossos olhos contra micro-organismos ...

23 de agosto de 2024
Diabetes e hábitos de vida saudáveis
+
Diabetes e hábitos de vida saudáveis

Com o passar do tempo, uma combinação de hábitos de vida pouco saudáveis, como sedentarismo e alimentação baseada em produtos ultraprocessados, fez com que se ...

13 de novembro de 2024
siga @signorellioftalmologia no Instagram
Saiba o que é catarata: sintomas, tratamentos e causas

Imagens turvas e embaçadas, presença constante de uma espécie de névoa diante dos olhos…

Estas são queixas comuns dos pacientes que têm catarata. Apesar de ser muito popular (quase todo mundo conhece alguém que já teve catarata), ainda persistem muitas ideias erradas sobre o que é catarata e sobre como tratá-la.

A maioria dos casos de catarata acontece como parte do processo de envelhecimento, mas é possível desenvolver a doença como consequência de traumatismos oculares, do uso inadequado de algumas medicações ou por excesso de exposição à luz solar.

Como o problema pode ser identificado?
Visão mais embaçada, imagens que parecem ter cores desbotadas, percepção de halos claros ao olhar para a luz podem ser sinais de catarata. Se algum deles for percebido, é preciso procurar seu oftalmologista. Ele fará uma série de exames para identificar se o motivo do problema é catarata.

Qual o tratamento para a catarata?
O único tratamento para a catarata é a cirurgia, indicada sempre que o embaçamento da visão interferir na realização das atividades diárias. Na cirurgia de catarata, o cristalino opacificado é removido do olho, e em seu lugar é inserida uma lente intraocular artificial.

Hoje existem diversos tipos de lentes intraoculares (inclusive multifocais, que podem reduzir a necessidade de uso de óculos para perto e para longe). Seu oftalmologista avaliará quais as melhores indicações para o seu caso, considerando suas características e necessidades.

Agende sua consulta na Signorelli Oftalmologia com nossos especialistas.