11 de fevereiro de 2014

Uso do óculos de sol

Uso do óculos de sol

ENTREVISTA CONCEDIDA PELO DR. ARMANDO SIGNORELLI JR. À RÁDIO CBN
TEMA: A IMPORTÂNCIA DO USO DO ÓCULOS DE PROTEÇÃO

A escolha de um óculos de sol é multifatorial, pois tem que ser prático, fornecendo proteção suficiente para seus olhos, ter um estilo compatível a moda para que você tenha vontade de usá-los.

As pessoas que gostam de se expor ao sol por longos períodos nos horários de maior risco, entre ás 10 horas da manhã até ás 16 horas, na prática de esportes, condução de veículos, pessoas que vivem em altitudes mais elevadas, pescadores ou que trabalhem próximos a grandes coleções de água como lagos, rios ou mesmo no mar onde há uma grande reflexão de luz, devem procurar também pela escolha de uma boa armação que se adapte a cada tipo de rosto, nariz, enfim, que se ajuste bem de forma a fornecer uma proteção mais adequada a cada tipo e ao biótipo da pessoa.

Quando for adquirir seus novos óculos de sol, não confunda a cor da lente com habilidade de proteção aos raios UV, a qual é proveniente de uma cobertura química aplicada na superfície da lente, sendo que ambas são protetoras, lentes plásticas ou de vidro.

Como já sabemos os raios UV tem efeitos danosos sobre nossos olhos como cataratas, lesões na retina, etc; Verdadeiramente não existe uma lei universal de regulamentação para luz ultra Violeta (UV) e o uso ou fabricação de óculos de sol, a maioria dos óculos apresentam uma etiqueta de sua capacidade de proteção aos raios UV, tanto UV-A, como UV-B, ou as que apresentam na etiqueta absorção acima de 400nm.

Os que bloqueiam raios infravermelhos, não são de maior importância, pois estudos não demonstram uma relação entre as patologias oculares e os raios infravermelhos. Lentes polarizadas, espelhadas não são necessariamente protetoras aos raios UV, a menos que indiquem o tratamento da lente para este fim.

A mais comum das tendências de escolha está vinculado com o estilo que a moda dita, fazendo que os óculos do momento custem uma pequena fortuna e as vezes não tem nenhuma função da cosmética. Muitos óculos de baixo custo, porém de boa origem, fornecem melhor proteção que um par de óculos da grife da moda.

Como curiosidade histórica os chineses já usavam o acessório de lentes de quartzo com preparo e colorimento com fumaça há 2000 anos passados; na Europa o uso é datado de 1591, sendo a primeira comercialização após o ano de 1600. Cuide bem de seus olhos, seu mais nobre órgão dos sentidos.

Você também pode gostar
Retinoblastoma: 50% dos casos são diagnosticados tardiamente
+
Retinoblastoma: 50% dos casos são diagnosticados tardiamente

O retinoblastoma pode ser raro, mas é o tumor ocular mais comum na infância, com cerca de 400 novos casos todos os anos no Brasil, sendo 90% deles em crianças de ...

25 de setembro de 2023
Problemas oftalmológicos em diabéticos
+
Problemas oftalmológicos em diabéticos

Quando o paciente diabético tem bom controle da glicemia (quantidade de açúcar no sangue) ajuda a evitar complicações à saúde, como: doença renal, ataques ...

20 de novembro de 2023
Diabetes e hábitos de vida saudáveis
+
Diabetes e hábitos de vida saudáveis

Com o passar do tempo, uma combinação de hábitos de vida pouco saudáveis, como sedentarismo e alimentação baseada em produtos ultraprocessados, fez com que se ...

18 de novembro de 2023
siga @signorellioftalmologia no Instagram