7 de março de 2024

Você sabe qual é o lado certo da lente de contato?

Você sabe qual é o lado certo da lente de contato?

Tudo nessa vida tem o lado certo e o lado errado, não é? Para saber o lado certo da lente de contato, não é complicado. Seu próprio olho acusa quando a lente não está certa no olho.

Mas, para não precisar passar por esse desconforto, basta ter bastante atenção nas dicas de como usá-las corretamente. É uma liberdade maravilhosa usar lentes de contato, se você já usa, parabéns, fique sempre de olho nas novidades que existe para você.

Se você ainda não usa, não perca mais tempo. Converse com seu oftalmologista e conheça as melhores opções para o seu caso.

Como saber o lado certo da lente de contato

Existem alguns segredinhos que podem ajudar você a perceber logo o lado certo. Antes de mais nada, lave e seque bem as mãos para evitar qualquer tipo de contaminação e fugir das bactérias.

1) Coloque sua lente sobre o dedo indicador e observe-a atentamente, primeiro para verificar se ela está em bom estado, se não aparece nenhum rasguinho, por menor que seja.

2) Veja se ela está limpa, umidificada e sem cortes. Depois perceba se ela tem um formato que lembra mais uma tigela ou um prato.

3) Se lembrar uma tigela, quer dizer, com as bordas arredondadas para dentro, ela está do lado certo. Se parecer mais um prato, com as bordas esticadas para fora, está errado e você vai sentir assim que colocar no olho.

4) Outra dica é apertar suavemente as bordas da lente, entre o indicador e o polegar. Se as bordas se unirem naturalmente, a lente está do lado certo, se elas se dobrarem para fora, é porque a lente está ao contrário.

5) Esse mesmo procedimento pode ser feito na palma da mão. Com um pouco de soro fisiológico, dobre delicadamente a lente, se as bordas grudarem, está do lado certo. Lembre-se se fazer esse procedimento com as lentes úmidas, se estiverem secas podem rasgar.

6) Se perceber que a lente está do lado errado, jamais use as unhas para colocá-la do lado certo, as gelatinosas especialmente são frágeis e podem ser rasgadas. Faça tudo com muito cuidado. A prática vem com o tempo e não demora muito não.

– –
Fonte: E-lens blog.e-lens.com.br

 

Você também pode gostar
Identificando problemas de visão em crianças
+
Identificando problemas de visão em crianças

Identificar problemas de visão em crianças nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque é comum que elas não saibam dizer quando há algo de errado ou, ainda, ...

12 de dezembro de 2024
O perigo do outono para a saúde dos olhos
+
O perigo do outono para a saúde dos olhos

O outono finalmente começou. A estação é marcada por tempo seco e uma intensa variação climática que, combinados com a poluição, são um veneno para a ...

20 de março de 2024
Saiba o que é catarata: sintomas, tratamentos e causas
+
Saiba o que é catarata: sintomas, tratamentos e causas

Imagens turvas e embaçadas, presença constante de uma espécie de névoa diante dos olhos… Estas são queixas comuns dos pacientes que têm catarata. Apesar ...

17 de janeiro de 2025
siga @signorellioftalmologia no Instagram
Saiba o que é catarata: sintomas, tratamentos e causas

Imagens turvas e embaçadas, presença constante de uma espécie de névoa diante dos olhos…

Estas são queixas comuns dos pacientes que têm catarata. Apesar de ser muito popular (quase todo mundo conhece alguém que já teve catarata), ainda persistem muitas ideias erradas sobre o que é catarata e sobre como tratá-la.

A maioria dos casos de catarata acontece como parte do processo de envelhecimento, mas é possível desenvolver a doença como consequência de traumatismos oculares, do uso inadequado de algumas medicações ou por excesso de exposição à luz solar.

Como o problema pode ser identificado?
Visão mais embaçada, imagens que parecem ter cores desbotadas, percepção de halos claros ao olhar para a luz podem ser sinais de catarata. Se algum deles for percebido, é preciso procurar seu oftalmologista. Ele fará uma série de exames para identificar se o motivo do problema é catarata.

Qual o tratamento para a catarata?
O único tratamento para a catarata é a cirurgia, indicada sempre que o embaçamento da visão interferir na realização das atividades diárias. Na cirurgia de catarata, o cristalino opacificado é removido do olho, e em seu lugar é inserida uma lente intraocular artificial.

Hoje existem diversos tipos de lentes intraoculares (inclusive multifocais, que podem reduzir a necessidade de uso de óculos para perto e para longe). Seu oftalmologista avaliará quais as melhores indicações para o seu caso, considerando suas características e necessidades.

Agende sua consulta na Signorelli Oftalmologia com nossos especialistas.