4 de março de 2024

A importância do oftalmologista na adaptação das lentes de contato

A importância do oftalmologista na adaptação das lentes de contato

Muito se pergunta sobre o por quê da necessidade de lentes de contato serem adaptadas por médicos oftalmologistas, e não por técnicos. Bem… muitos são os argumentos.

As lentes de contato interferem no metabolismo e fisiologia corneal. Também podem levar à perda visual irreversível em caso de infecções graves.

Estaria o técnico habilitado para identificar, diagnosticar e tratar doenças? Obviamente que não. Nem legalmente o técnico, o balconista da ótica ou da farmácia estão aptos para isto, quiçá o vendedor pela internet. Sendo assim, como seria uma pessoa capaz de realizar um serviço para o qual ela não estará apta de contornar e resolver problemas que podem surgir deste ato?

Adaptar lentes de contato não é ensinar a manuseá-las. Manuseio de lentes é uma coisa, adaptação é outra. Fazer exames, muitos complexos, calcular e projetar lentes de contato especiais não é tão fácil quanto possa parecer.

.
Devemos lembrar que muitos destes exames apresentam resultados estáticos (ex: Topografia) e a lente de contato interage com a córnea, a lágrima e as pálpebras, ou seja, encontra-se envolvida no ato de piscar, em movimento.

E piscar é fundamental para uma boa adaptação de lentes de contato. Mas não uma piscada mal dada. Piscar “pela meta­de” também não serve. Piscar forte demais também é inadequado. Deve haver ampli­tude na piscada. Melhor uma piscada dada corretamente, do que inúmeras piscadas mal dadas. E um bom exame clínico é necessário para identificar irregularidades na adaptação das lentes e sua relação com as piscadas e movimento dos olhos, ou preveni-las.

Com o passar dos anos, o paciente pode­rá apresentar intolerância ao tipo de lentes que faz uso. E deve-se investigar, através de novos exames médicos, o que ocorre. Se o técnico, o balconista da farmácia ou da ótica não são aptos para diagnosticar e fazer exames médicos, bem como dar laudos e medicar, como eles poderão tomar nova conduta e fazer nova escolha do tipo de lente?

Por favor, entenda: não estamos aqui numa luta de classes, ou querendo reserva de mercado. Estamos aqui com o intuito de preservar a saúde da população. Se querem aumentar o número de especialis­tas em lentes de contato, que se capacite adequadamente um maior número de pessoas. E não reduzir a necessidade da capacitação do profissional que irá atender a esta população.

Cada profissional atua em determinada área. E especializa-se para poder oferecer a melhor qualidade e o melhor atendimento dentro do seu campo de atuação. Nós, oftalmologistas, temos plena consciência de também não adentrarmos a área de outros profissionais. Desconheço oftalmologista que adentre a odontologia, por exemplo. Temos a ciência de nossas limitações e habilidades. E por quê? Pelo mesmo motivo acima: cuidado adequado ao paciente. Respeito à saúde da população.

Brunno Dantas
Chefe do Departamento de Ortoceratologia, Controle da Miopia e Lentes de Contato do Hospital Federal dos Servidores do Estado. Professor do Curso de Pós-Graduação em Oftalmologia da SOB e Vice-Presidente do CLORE.

– –
Fonte: JBO: Jornal Brasileiro de Oftalmologia

Você também pode gostar
7 Cuidados para quem usa Lentes de Contato
+
7 Cuidados para quem usa Lentes de Contato

Lentes de contato proporcionam praticidade em diversos momentos do dia-a-dia e ainda ajudam a compor o look, mas é preciso cuidar direitinho delas. Confira 7 ...

13 de dezembro de 2023
Doenças oculares hereditárias: conheça as 5 principais
+
Doenças oculares hereditárias: conheça as 5 principais

Muitas doenças oculares são transmitidas por herança genética. O ideal é se consultar e informar ao oftalmologista sobre quaisquer condições pré-existentes ...

21 de dezembro de 2023
Quando a visão dupla pode ser sintoma de graves doenças
+
Quando a visão dupla pode ser sintoma de graves doenças

Os sentidos humanos são essenciais para interação entre as pessoas. Os olhos são responsáveis pelo sentido da visão, possibilitando enxergar tudo que está à ...

3 de abril de 2024
siga @signorellioftalmologia no Instagram