26 de abril de 2023

Retinopatia Diabética: É possível prevenir?

Retinopatia Diabética: É possível prevenir?

A retinopatia diabética tem um grande impacto nos sistemas de saúde no mundo. É a principal causa de cegueira que se pode prevenir na população economicamente ativa.

Estima-se que em 2.030 haverá 552 milhões de diabéticos, o que corresponde a quase 10% da população adulta e desse total 191 milhões terão retinopatia diabética, sendo que em 56,3 milhões haverá comprometimento visual.

O primeiro método de tratamento das complicações visuais do diabetes é o controle dos fatores de risco, incluindo o controle glicêmico, o tratamento da hipertensão arterial associada e a regulação dos níveis lipídicos.

Com o diagnóstico nos estágios iniciais, o tratamento pode ter início assim que possível! Garantindo que a retinopatia diabética seja evitada, prevenida ou detectada de forma precoce.

Separamos algumas dicas e pequenas atitudes que te ajudarão a manter a visão saudável:

Acompanhe proativamente sua visão

✓ Visite regularmente o seu oftalmologista ou especialista em retina – não perca nenhuma consulta marcada.

✓ Se notar uma alteração na sua visão, contate o seu oftalmologista imediatamente.

✓ Seja proativo sobre a reabilitação da visão! Use ferramentas para o auxílio visual (por exemplo, uma lupa). Um especialista em baixa visão poderá ajudar a determinar as melhores ferramentas para suas necessidades. Pergunte ao seu oftalmologista sobre a possibilidade de consultar um especialista em baixa visão.

Assuma o controle de sua diabetes!

✓ Tome seus medicamentos para o diabetes de acordo com as recomendações de seu médico.

✓ Controle regularmente os níveis de açúcar no sangue. Manter a glicemia sob controle é a maneira mais importante de gerenciar sua diabetes e evitar a perda da visão.

✓ Mantenha a pressão arterial sob controle.

✓ Mantenha um peso corporal saudável e gerencie sua dieta com sua equipe de saúde. Um nutricionista pode orientá-lo sobre o que se deve ou não comer, bem como quando comer.

✓ Se você fuma, converse com seu médico sobre algum programa para abandonar o tabagismo.

✓ Faça exercícios para ajudar a evitar a pressão arterial elevada, o colesterol elevado e melhorar sua qualidade de vida. Consulte seu médico sobre as melhores atividades físicas para você!

– –
Fonte: Novartis – Doenças da visão

Você também pode gostar
Doenças oculares hereditárias: conheça as 5 principais
+
Doenças oculares hereditárias: conheça as 5 principais

Muitas doenças oculares são transmitidas por herança genética. O ideal é se consultar e informar ao oftalmologista sobre quaisquer condições pré-existentes ...

21 de dezembro de 2023
O diagnóstico de Enxaqueca Ocular
+
O diagnóstico de Enxaqueca Ocular

A enxaqueca afeta a visão de forma temporária. Apesar dos efeitos passageiros, o diagnóstico rápido promove o bem-estar do paciente. Perda transitória do campo ...

30 de outubro de 2023
Doenças de inverno: olhos mais vulneráveis durante a estação
+
Doenças de inverno: olhos mais vulneráveis durante a estação

A estação mais fria do ano caracterizada pelo clima seco e pela baixa umidade do ar deixa as pessoas ainda mais suscetíveis aos fatores que desencadeiam as ...

21 de junho de 2023
siga @signorellioftalmologia no Instagram