11 de março de 2024

Catarata, quando se deve operar?

Catarata, quando se deve operar?

No passado, havia um conceito de que só se deveria intervir com cirurgia, retirando a catarata, quando a queda visual fosse muito significativa ou mesmo já com a ausência de visão. Evidente que com o tempo os conceitos e as condutas mudam.

6516513254Para esclarecermos o que há de mais atual, vamos primeiramente explicar o que é a catarata. No nosso olho, logo atrás da pupila, existe uma lente que por sua transparência é denominada de “cristalino”.

A Catarata é uma doença ocular que pode ser congênita (menos frequente) ou adquirida. Consiste na opacidade parcial ou total do cristalino, geralmente de maneira progressiva. Trauma ocular, medicações, inflamações intraoculares, exposição excessiva à radiação ultravioleta e diversas doenças, como o diabetes podem antecipar o desenvolvimento de catarata.

Dentre os sintomas da catarata, destacamos: redução da acuidade visual, com perda da nitidez da imagem, dificuldade para distinguir cores, alteração frequente no grau dos óculos. A catarata, em geral, é bilateral sendo a maior causa de cegueira reversível em todo o mundo, atingindo milhões de pessoas.

Para descontrair um paciente que acaba de ter esse diagnóstico, costumo dizer: “FELIZES OS QUE VIVEM PARA TÊ-LA”!

.
E como tratar a catarata? Não existe tratamento clínico para catarata. Este é sempre cirúrgico. A partir do momento em que a visão interfere na qualidade de vida há indicação para a cirurgia. A técnica cirúrgica mais empregada consiste na microfragmentação e aspiração do cristalino. No local da lente natural que foi removida é implantada uma lente (lente intraocular). Com o avanço tecnológico destas lentes também é possível a correção de erros refracionais (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia – vista cansada) na cirurgia de catarata.

As lentes intraoculares proporcionarão ao paciente uma melhor qualidade de vida, com menor dependência de uma correção óptica residual. A decisão sobre o tipo de lente a ser implantada será feita de acordo com a avaliação do especialista que irá orientar seu paciente quanto ao procedimento e às restrições no pós-operatório.

Os procedimentos médicos oftalmológicos estão muito seguros, com recuperação e volta às atividades cada vez mais precoces, mas nunca devem ser banalizados. Complicações, apesar de muito incomuns, podem ocorrer.

Você também pode gostar
Uso indiscriminado de colírios pode causar doenças oculares severas
+
Uso indiscriminado de colírios pode causar doenças oculares severas

Colírios são medicamentos elaborados com substâncias que combatem infecções e inflamações. Sendo assim, devem ser prescritos e acompanhados por um ...

26 de julho de 2024
CBO se reúne com Vigilância Sanitária do DF e avança contra práticas ilegais de óticas e optometristas
+
CBO se reúne com Vigilância Sanitária do DF e avança contra práticas ilegais de óticas e optometristas

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) se reuniu com a Vigilância Sanitária do Distrito Federal para tratar sobre a conduta ilegal praticada por óticas e ...

1 de julho de 2024
Qual a diferença entre o médico oftalmologista e o optometrista?
+
Qual a diferença entre o médico oftalmologista e o optometrista?

O oftalmologista é o médico especialista em cuidar da saúde ocular, capacitado para diagnosticar e tratar problemas da visão, fazer exames e realizar cirurgias, ...

19 de março de 2024
siga @signorellioftalmologia no Instagram
Saiba o que é catarata: sintomas, tratamentos e causas

Imagens turvas e embaçadas, presença constante de uma espécie de névoa diante dos olhos…

Estas são queixas comuns dos pacientes que têm catarata. Apesar de ser muito popular (quase todo mundo conhece alguém que já teve catarata), ainda persistem muitas ideias erradas sobre o que é catarata e sobre como tratá-la.

A maioria dos casos de catarata acontece como parte do processo de envelhecimento, mas é possível desenvolver a doença como consequência de traumatismos oculares, do uso inadequado de algumas medicações ou por excesso de exposição à luz solar.

Como o problema pode ser identificado?
Visão mais embaçada, imagens que parecem ter cores desbotadas, percepção de halos claros ao olhar para a luz podem ser sinais de catarata. Se algum deles for percebido, é preciso procurar seu oftalmologista. Ele fará uma série de exames para identificar se o motivo do problema é catarata.

Qual o tratamento para a catarata?
O único tratamento para a catarata é a cirurgia, indicada sempre que o embaçamento da visão interferir na realização das atividades diárias. Na cirurgia de catarata, o cristalino opacificado é removido do olho, e em seu lugar é inserida uma lente intraocular artificial.

Hoje existem diversos tipos de lentes intraoculares (inclusive multifocais, que podem reduzir a necessidade de uso de óculos para perto e para longe). Seu oftalmologista avaliará quais as melhores indicações para o seu caso, considerando suas características e necessidades.

Agende sua consulta na Signorelli Oftalmologia com nossos especialistas.