19 de maio de 2020

CBO derrota Optometrista na justiça novamente

CBO derrota Optometrista na justiça novamente

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia propôs ação judicial (0008199-09.2018.8.25.0034) na 2ª Vara Cível de Itabaiana/Sergipe, em desfavor da Optometrista Joyce Keroli Almeida, que estava praticando atividades privativas de médico.

Em sede de Recurso foi concedido Tutela antecipada para que a requerida se abstivesse da prática de atos privativos de médico Oftalmologista.

Nesse sentido foi determinado a optometrista que cessasse com a realização de consultas, exames e atendimento a paciente, manutenção de consultório, além da proibição de adaptar lentes de contato e prescrever lentes de grau, assim como aviar receitas sem prescrição médica.

O Desembargador também foi enfático ao proibir a optometrista de divulgar publicidade relativa à oferta de realização de exames de vistas ou adaptação de lentes de contato.

A multa pelo descumprimento da ordem judicial era de R$ 300,00 (Trezentos reais) até o limite de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

A optometrista recorreu da decisão através de Recurso Especial, contudo não obteve êxito, sendo que novamente o Desembargador Negou o seguimento ao Recurso.

Essa vitória judicial somente foi possível pela denúncia enviada pelos associados ao departamento jurídico e pela pronta autorização da Diretoria do CBO em continuar na luta pela Defesa profissional.

Essa é mais uma vitória da oftalmologia brasileira em defesa da saúde ocular e do ato médico, onde o CBO não poupa esforços para manter sua responsabilidade institucional em voga.

O exame médico oftalmológico só pode ser realizado por médicos com capacitação e residência em oftalmologia.

– –
Fonte: CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia (DEPARTAMENTO JURÍDICO 12/05/2020)

Você também pode gostar
Problemas que afetam o motorista que chegou à terceira idade
+
Problemas que afetam o motorista que chegou à terceira idade

O Código Brasileiro de Trânsito prevê a idade que inicia a concessão para a direção veicular, que é de 18 anos, porém não determina um limite para encerrar ...

9 de novembro de 2023
Inflamação crônica nas pálpebras piora no verão
+
Inflamação crônica nas pálpebras piora no verão

A blefarite atinge de 9 a 21% da população e é mais prevalente em pessoas acima dos 50 anos Você já ouviu falar de blefarite? O nome pode parecer estranho, mas ...

10 de janeiro de 2024
Problemas oftalmológicos em diabéticos
+
Problemas oftalmológicos em diabéticos

Quando o paciente diabético tem bom controle da glicemia (quantidade de açúcar no sangue) ajuda a evitar complicações à saúde, como: doença renal, ataques ...

20 de novembro de 2023
siga @signorellioftalmologia no Instagram