A criança pode fazer uso das lentes de contato desde que tenha maturidade para colocar e remover as lentes, além de cuidar de sua conservação e higiene. Isso costuma acontecer entre os 10 ou 12 anos, podendo variar de criança para criança. No entanto, é importante a supervisão dos pais no período de adaptação, assim como que o oftalmologista examine a criança, com frequência, para ter certeza de que as lentes não estão causando danos aos olhos.
A decisão sobre a indicação e o uso das lentes estão associados às características da criança e à determinação do oftalmologista. Contudo, algumas situações nas quais o uso das lentes não for a única opção, algumas perguntas podem nortear a decisão:
- A criança tem necessidade de usar lentes de contato?
- Foi o oftalmologista quem sugeriu o uso?
- A opção de usar as lentes é a melhor para o desempenho da criança nos esportes?
Especialistas ressaltam que, caso a motivação seja apenas estética, reconsidere a decisão, pois usar lentes de contato requer cuidados específicos de higiene e uso. Atitudes aparentemente simples, como dizer que está cansado demais e não retirar as lentes para dormir, podem causar infecções por vírus, bactérias ou fungos. É importante não só tirar as lentes antes de dormir, mas também higienizar e guardar corretamente. E, inclusive, o oftalmologista irá orientar acerca da quantidade de horas, por dia, recomendadas para usar as lentes.
Para os usuários de lentes de contato, responsabilidade e cuidado são requisitos essenciais. E isso inclui as crianças. Elas precisam saber lidar com essa realidade e aprender a colocar e remover as lentes corretamente, seguindo um plano de uso regular, para evitar problemas nos olhos, e sendo capazes de manusear as lentes de forma adequada.
Cuidados para a preservação das lentes de contato e uso adequado
- A criança pode praticar natação usando lentes de contato, mas é necessário também o uso dos óculos de proteção, devido ao risco de infecção bacteriana. O cloro utilizado nas piscinas, para diminuir a contaminação da água, também pode aderir às lentes e causar irritação nos olhos.
- Não é necessário usar vários produtos para o cuidado das lentes. No mercado, existem soluções específicas para limpar, enxaguar e desinfetar as lentes de contato. Desta forma, fica mais fácil e prática a manutenção.
- É importante lavar as mãos cuidadosamente com água e sabão, de modo que retirem qualquer resíduo das mãos e fiquem bem limpas para o manuseio das lentes de contato.
- Dê preferência a enxugar as mãos com toalhas de papel (só apertando), evitando tecidos, uma vez que soltam muitas fibras.
– –
Fonte: Veja Bem – CBO em Revista