15 de outubro de 2020

Consulta oftalmológica ou exame de vista?

Consulta oftalmológica ou exame de vista?

Para muita gente, pode parecer que são procedimentos diferentes, mas a avaliação do grau para a confecção de óculos ou lentes de contato, aquilo que convencionamos chamar de exame de vista, é uma parte importante da consulta oftalmológica.

Quando você chega ao consultório do oftalmologista, seja por que apresenta algum sintoma, como visão embaçada, dores de cabeça ou excessiva sensibilidade à luz, por exemplo, ou para fazer uma avaliação de rotina, além das perguntas sobre seus sintomas, seu histórico de problemas oculares e dos problemas que membros de sua família apresentam também (tudo isso é importante para que o médico possa seguir as “pistas” e identificar qual é o seu problema), seu médico fará alguns exames, que fazem parte da consulta oftalmológica e, dentre eles, está o exame de refração, popularmente conhecido como exame de vista.

Assim, é fácil entender que um exame de vista faz parte da consulta oftalmológica, mas que durante a consulta, seu oftalmologista realiza uma série de outras avaliações:

• Exame de movimentos oculares: avalia se os olhos estão alinhados. Seu oftalmologista pede que você olhe em diferentes direções, acompanhando um objeto, como uma caneta, para observar os movimentos oculares;

• Fundoscopia: auxilia no diagnóstico de alterações na retina ou no nervo ótico. O médico utiliza uma lente para examinar o fundo do olho do paciente;

Tonometria: mede a pressão dentro do olho. Uma luz azul é projetada sobre o olho do paciente e um aparelho é usado para fazer a aferição.

• Avaliação das vias lacrimais: seu médico oftalmologista avalia a quantidade e a qualidade da lágrima, secreção tão importante para manter os olhos lubrificados e protegidos também.

– –
Fonte: Veja Bem – CBO em Revista

Você também pode gostar
Você sabe qual é o lado certo da lente de contato?
+
Você sabe qual é o lado certo da lente de contato?

Tudo nessa vida tem o lado certo e o lado errado, não é? Para saber o lado certo da lente de contato, não é complicado. Seu próprio olho acusa quando a lente ...

7 de março de 2024
Doenças de inverno: olhos mais vulneráveis durante a estação
+
Doenças de inverno: olhos mais vulneráveis durante a estação

A estação mais fria do ano caracterizada pelo clima seco e pela baixa umidade do ar deixa as pessoas ainda mais suscetíveis aos fatores que desencadeiam as ...

21 de junho de 2024
O que fazer em caso de traumas oculares
+
O que fazer em caso de traumas oculares

Acidentes acontecem, especialmente na área dos olhos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que, a cada ano, entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas ...

7 de fevereiro de 2024
siga @signorellioftalmologia no Instagram
Saiba o que é catarata: sintomas, tratamentos e causas

Imagens turvas e embaçadas, presença constante de uma espécie de névoa diante dos olhos…

Estas são queixas comuns dos pacientes que têm catarata. Apesar de ser muito popular (quase todo mundo conhece alguém que já teve catarata), ainda persistem muitas ideias erradas sobre o que é catarata e sobre como tratá-la.

A maioria dos casos de catarata acontece como parte do processo de envelhecimento, mas é possível desenvolver a doença como consequência de traumatismos oculares, do uso inadequado de algumas medicações ou por excesso de exposição à luz solar.

Como o problema pode ser identificado?
Visão mais embaçada, imagens que parecem ter cores desbotadas, percepção de halos claros ao olhar para a luz podem ser sinais de catarata. Se algum deles for percebido, é preciso procurar seu oftalmologista. Ele fará uma série de exames para identificar se o motivo do problema é catarata.

Qual o tratamento para a catarata?
O único tratamento para a catarata é a cirurgia, indicada sempre que o embaçamento da visão interferir na realização das atividades diárias. Na cirurgia de catarata, o cristalino opacificado é removido do olho, e em seu lugar é inserida uma lente intraocular artificial.

Hoje existem diversos tipos de lentes intraoculares (inclusive multifocais, que podem reduzir a necessidade de uso de óculos para perto e para longe). Seu oftalmologista avaliará quais as melhores indicações para o seu caso, considerando suas características e necessidades.

Agende sua consulta na Signorelli Oftalmologia com nossos especialistas.