Não há coisa mais desconfortante para um paciente do que, após uma consulta médica, ele sair do consultório confuso com as explicações técnicas de uma doença ou tratamento. A tentativa de esclarecer um diagnóstico pode causar muitas dúvidas, caso os termos usados não sejam decodificados para quem está ouvindo. Por isso é comum o paciente perguntar no final da explicação médica: mas isso é grave, doutor?
Para ajudar em sua compreensão, listamos alguns termos usados por oftalmologistas.
FILME LACRIMAL
Formação líquida, constituída pela lágrima, com o aspecto de uma verdadeira película, que reveste a córnea e a conjuntiva.
LENTE INTRAOCULAR
Lente que se coloca dentro do globo ocular, nas operações de catarata (pseudofacia), nas cirurgias com miopia elevada, mantendo o cristalino no lugar, ou não.
MOSCAS VOLANTES
O mesmo que miidopsia. Percepção de pontos, fios, insetos inexistentes no espaço. Correspondem a pontos de degenerações do vítreo. Convém examinar, com mais cuidado, a retina também.
REFRAÇÃO
Mudança de trajeto que sofre um raio luminoso ao passar de um meio óptico para outro. Os raios que entram no olho sofrem estes desvios a partir da córnea, passando pelo aquoso, cristalino e vítreo, até chegar à retina. Se o foco não se faz na retina de modo natural, precisamos promover a correção óptica, que é a procura da lente que vai ser posta junto ao olho, ou dentro dele, capaz de ajudar a colocar o foco na retina.
PTERÍGIO
Processo degenerativo da conjuntiva que pode se estender até a córnea, causando distorção da visão e irritação crônica. Também conhecido como “carne no olho”. Sua causa ainda é desconhecida, mas a exposição à luz solar é uma teoria aceita, além de tendência familiar.
———————————————-
Alguns exames também possuem nomes bem complicados. Saber um pouco mais sobre o significado deles pode ajudar na compreensão de sua importância e alcance. Abaixo uma relação dos exames mais comuns para o caso de serem necessários a investigação e o acompanhamento do paciente:
ANGIOFLUORESCEINOGRAFIA
Fotografias consecutivas da retina após contraste endovenoso de fluoresceína sódica.
• Indicação: Oclusões vasculares da retina, retinopatia diabética, tumores intraoculares e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
BIOMICROSCOPIA ULTRASSÔNICA (UBM)
Ultrassonografia de alta frequência do segmento anterior do globo ocular.
• Indicação: Avaliação de tumores do segmento anterior, pesquisa de glaucoma e opacidades corneanas.
CAMPIMETRIA COMPUTADORIZADA
Análise da sensibilidade visual em múltiplas localizações do campo de visão.
• Indicação: Glaucoma, neuropatia óptica, alteração do SNC com comprometimento visual e toxicidade medicamentosa.
CARTÕES DE TELLER
Medida da acuidade visual baseada no comportamento de resposta em indivíduos que não informam a visão.
• Indicação: Estrabismo, ambliopia, catarata congênita, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, paralisia cerebral e síndrome de Down.
ESTEREOFOTO DE PAPILA
Registro fotográfico em 3D do nervo óptico.
• Indicação: Acompanhamento de glaucoma, neuropatia óptica e papiledema.
FDT
Estudo da função de células específicas da retina com influência no campo visual.
• Indicação: Diagnóstico precoce e acompanhamento do glaucoma.
FOTOGRAFIA DE SEGMENTO ANTERIOR
Registro de imagens da superfície ocular, incluindo conjuntiva, limbo e córnea, bem como da íris, do ângulo iridocorneano e do cristalino.
• Indicação: Alteração corneana, lesões infecciosas da córnea e seguimento de lesões da superfície da íris.
PENTACAM
Avaliação da superfície anterior ocular (córnea) por meio de imagens tomográficas.
• Indicação: Avaliação pré e pós-operatória de cirurgia refrativa e ceratocone.
RETINOGRAFIA
Registro, por fotografias, de imagens do fundo do olho, permitindo o uso de filtros que realçam determinadas camadas oculares.
• Indicação: Oclusões vasculares da retina, retinopatia diabética, tumores intraoculares, DMRI, descolamento de retina, uveítes e distrofia retiniana.
TESTE ORTÓPTICO
Avaliação da musculatura extrínseca do globo ocular e avaliação sensorial pelo estudo da visão de profundidade.
• Indicação: Estrabismo e astenopia.