Depois de muitas horas no computador, os olhos ficam irritados e a tentação de coçá-los é grande. Depois de acordar, também, o costume também é de fazer isso. Parece um hábito inofensivo e traz um alívio imediato, mas na verdade, é preciso cautela.
Por mais que o primeiro instinto seja coçar o olho, essa não é uma atitude recomendada para quem busca manter uma boa saúde para os olhos.
Irritação dos olhos é um dos primeiros impactos
Ao coçar os olhos, acontece a mesma coisa do que em outras áreas: quanto mais você coçar, mais terá vontade de continuar fazendo. Em curto prazo, você poderá sentir uma ardência nos olhos, além de uma sensação pertinente de irritação. Quando você coça a região, você aumenta o risco de ficar com a região vermelha e até mesmo inchada.
Pode causar deformações na córnea
A região dos olhos é muito sensível e se deforma facilmente. Ao coçar os olhos, você pode imprimir uma deformação que, eventualmente, pode se tornar permanente. Ao coçar a região todo o tempo, você causará um acúmulo de pequenas deformações. Com o tempo, isso pode promover ou favorecer a ocorrência de ceratocone, uma doença progressiva na qual a região da córnea se torna cada vez mais cônica.
Pode causar aumento do grau
Pouca gente sabe, mas coçar a região pode fazer com que o grau de algum tipo de desvio de visão aumente. No caso do ceratocone, por exemplo, há um aumento irregular do grau de astigmatismo e que pode levar até mesmo à perda de visão. Mesmo sem chegar a esse extremo, coçar a região pode diminuir a acuidade da visão e diminuir a qualidade de vida, aumentando a necessidade de óculos e até mesmo de cirurgia.
Pode transferir bactérias para os seus olhos
A higienização das mãos é essencial em todo momento do dia, para garantir que as impurezas estejam ausentes. Ao coçar os olhos, você está basicamente passando a sujeira dela para os seus olhos, que devem ficar sempre livres deste tipo de ameaça.
Pode aumentar a pressão ocular
Todo mundo que quer manter a saúde ocular em dia sabe da importância de manter a pressão sob controle. Ao coçar os olhos, ela pode subir até 20 vezes, geralmente voltando ao normal depois. Mas, caso exista alguma condição pré-existente, isso pode não acontecer.
Descolamento de retina pode ser efeito em longo prazo
Em longo prazo, a coceira excessiva e intensa pode levar a um descolamento de retina. O grande problema é que isso afeta a formação da visão, já que a retina é uma membrana importante para transmitir impulsos elétricos ligados a esse sentido. Em alguns casos, esse descolamento pode não ser totalmente reversível e, em outros, exige um procedimento cirúrgico. Como consequência, a visão pode ficar borrada, pouco nítida e até mesmo perda parcial ou total de visão.
Quando a coceira se instalar
Procure utilizar compressas geladas, lavar com soro fisiológico ou colírios lubrificantes ou colírios antialérgicos. Eles são anti-histamínicos, que aliviam a coceira e estabilizam a membrana dos mastócitos.
Só o médico médico oftalmologista, vale lembrar, pode prescrevê-los.