24 de maio de 2022

Exercícios físicos e saúde ocular: há alguma relação?

Exercícios físicos e saúde ocular: há alguma relação?

Quando falamos em exercícios físicos, logo relacionamos à perda de peso, ao aumento da resistência e ao ganho de massa muscular. Saiba que os benefícios vão além, eles também fazem bem à saúde dos olhos. Há diversas pesquisas para entender melhor como os exercícios protegem o olho humano. Mas, já está claro que atividades físicas podem ajudar na prevenção de algumas doenças oculares, como retinopatia diabética, glaucoma, Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), ceratocone, catarata e miopia.

Retinopatia diabética
Os exercícios físicos são aliados no processo metabólico da glicose no sangue e no controle dos níveis de glicemia, estimulando a produção de insulina e facilitando o seu transporte para as células. Consequentemente, são eficazes para a prevenção de complicações do diabetes, como a retinopatia diabética, que pode levar à cegueira irreversível.

Glaucoma
Atividades aeróbicas, como correr, nadar, caminhar ou pedalar, regulam a pressão arterial e ajudam na vascularização dos olhos. Com isso, também beneficiam a regulação da pressão intraocular, que precisa ser controlada em quem sofre de glaucoma.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
Obesidade e hipertensão arterial são fatores de risco para a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), principal causa de perda de visão em pessoas com 50 anos ou mais. Cientistas da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, constataram que a prática de atividades físicas previne contra a DMRI.

Ceratocone
A natação é a atividade física mais recomendada desde que praticada com óculos de proteção. O ceratocone deforma e afina a parte central da córnea e está relacionada a processos alérgicos. A maior umidade do ar, próxima à piscina, evita crises de rinoconjuntivite e outras manifestações alérgicas nas vias respiratórias que podem piorar o ceratocone.

Miopia
Um estudo, do projeto Beaver Dam Eye Study, constatou que a prática de atividade física aeróbica pode ajudar na saúde dos olhos, em especial a corrida. Isso ocorre porque, durante a corrida, os olhos são condicionados a enxergar o horizonte. Com o sedentarismo, as pessoas tendem a exercitar somente a visão de perto. Dessa forma, pessoas que não praticam atividades ao ar livre costumam ter maior predisposição à miopia.

Outro estudo publicado na Academia Americana de Oftalmologia sugere que 40 minutos/dia de atividades ao ar livre diminui o risco de desenvolver miopia em crianças.

Cuidados na prática de esportes

• A prática esportiva é o quarto colocado no ranking de motivos de lesões oculares. Portanto, atividades físicas, apesar de serem benéficas para a saúde dos olhos, requerem cuidados.

• Evite tocar nos olhos com as mãos sujas para prevenir infecções e lesões. É comum que o suor comece a escorrer pela testa. Mantenha uma toalha limpa por perto para se secar.

• Óculos de sol com lentes de filtro UV devem ser usados por quem pratica esportes e atividades ao ar livre, exposto ao sol. Também é importante o uso de chapéu ou boné.

• Os óculos de grau tornam-se perigosos durante a prática de certos exercícios físicos. Em atividades de alto impacto e velocidade, quando acontece uma colisão, os óculos podem gerar fragmentos e levar a cortes e lesões graves. O ideal é usar lentes de contato ou modelos próprios para a prática.

• No futebol, evite cabeçadas e invista em equipamentos de proteção. Impactos muito fortes podem gerar o deslocamento de retina e lesões oculares.

Fonte: Veja Bem – CBO em Revista

Você também pode gostar
CBO se reúne com Vigilância Sanitária do DF e avança contra práticas ilegais de óticas e optometristas
+
CBO se reúne com Vigilância Sanitária do DF e avança contra práticas ilegais de óticas e optometristas

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) se reuniu com a Vigilância Sanitária do Distrito Federal para tratar sobre a conduta ilegal praticada por óticas e ...

1 de julho de 2024
A importância do oftalmologista na adaptação das lentes de contato
+
A importância do oftalmologista na adaptação das lentes de contato

Muito se pergunta sobre o por quê da necessidade de lentes de contato serem adaptadas por médicos oftalmologistas, e não por técnicos. Bem… muitos são os ...

10 de janeiro de 2025
Quando a visão dupla pode ser sintoma de graves doenças
+
Quando a visão dupla pode ser sintoma de graves doenças

Os sentidos humanos são essenciais para interação entre as pessoas. Os olhos são responsáveis pelo sentido da visão, possibilitando enxergar tudo que está à ...

29 de maio de 2024
siga @signorellioftalmologia no Instagram