3 de junho de 2020

Junho Violeta alerta sobre o perigo de esfregar ou coçar os olhos

Junho Violeta alerta sobre o perigo de esfregar ou coçar os olhos

Um hábito tão comum: esfregar ou coçar os olhos, pode ter consequências sérias, alerta o oftalmologista Renato Ambrósio Jr., membro titular da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, que lançou recentemente um livro sobre o assunto – “Tenho Ceratocone. E Agora?”

Segundo o especialista, o ato de coçar prejudica a visão, mas a má informação prejudica muito mais, razão pela qual foi lançada a Campanha Violet June, promovida mundialmente pela Keratoconus Awareness Campaign. No Brasil, a Campanha tem o apoio da SBO, do CBO e de outras entidades oftalmológicas.

O diagnóstico de Ceratocone pode ser devastador para o paciente e sua família por falta de orientação, alerta Renato Ambrósio Jr., lembrando que a educação para promover o conhecimento e a tomada de consciência do público não médico sobre a doença são aspectos fundamentais. As estatísticas da literatura especializada mostram a incidência de 1 caso para cada 2mil pessoas (0,5%).

O Ceratocone é uma doença da córnea, na qual a córne aumenta sua curvatura de forma irregular e assume formato de cone. Esta alteração causa astigmatismo com irregularidade, o que leva à distorção das imagens e determina limitação para a eficiência das lentes esfero-cilíndricas de óculos.

Embora normalmente o Ceratocone não leva á cegueira, pode levar a uma acentuada perda da visão. Inicia-se geralmente na adolescência, afeta um pouco mais as mulheres do que os homens, e evolui geralmente até os 30/35 anos, quando ocorre uma estabilização natural.

– –
Fonte: SBO – Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Você também pode gostar
Atenção e cuidados com os olhos no verão
+
Atenção e cuidados com os olhos no verão

O verão é a estação mais celebrada pelos brasileiros, que lotam as cidades de praia ou locais de veraneio, como clubes, rios, cachoeiras e lagos. Grande parte ...

8 de janeiro de 2025
Diabetes e hábitos de vida saudáveis
+
Diabetes e hábitos de vida saudáveis

Com o passar do tempo, uma combinação de hábitos de vida pouco saudáveis, como sedentarismo e alimentação baseada em produtos ultraprocessados, fez com que se ...

13 de novembro de 2024
Hábito de fumar e as doenças oculares
+
Hábito de fumar e as doenças oculares

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, responsável por 63% dos óbitos relacionados ...

31 de maio de 2024
siga @signorellioftalmologia no Instagram
Saiba o que é catarata: sintomas, tratamentos e causas

Imagens turvas e embaçadas, presença constante de uma espécie de névoa diante dos olhos…

Estas são queixas comuns dos pacientes que têm catarata. Apesar de ser muito popular (quase todo mundo conhece alguém que já teve catarata), ainda persistem muitas ideias erradas sobre o que é catarata e sobre como tratá-la.

A maioria dos casos de catarata acontece como parte do processo de envelhecimento, mas é possível desenvolver a doença como consequência de traumatismos oculares, do uso inadequado de algumas medicações ou por excesso de exposição à luz solar.

Como o problema pode ser identificado?
Visão mais embaçada, imagens que parecem ter cores desbotadas, percepção de halos claros ao olhar para a luz podem ser sinais de catarata. Se algum deles for percebido, é preciso procurar seu oftalmologista. Ele fará uma série de exames para identificar se o motivo do problema é catarata.

Qual o tratamento para a catarata?
O único tratamento para a catarata é a cirurgia, indicada sempre que o embaçamento da visão interferir na realização das atividades diárias. Na cirurgia de catarata, o cristalino opacificado é removido do olho, e em seu lugar é inserida uma lente intraocular artificial.

Hoje existem diversos tipos de lentes intraoculares (inclusive multifocais, que podem reduzir a necessidade de uso de óculos para perto e para longe). Seu oftalmologista avaliará quais as melhores indicações para o seu caso, considerando suas características e necessidades.

Agende sua consulta na Signorelli Oftalmologia com nossos especialistas.