3 de junho de 2020

Junho Violeta alerta sobre o perigo de esfregar ou coçar os olhos

Junho Violeta alerta sobre o perigo de esfregar ou coçar os olhos

Um hábito tão comum: esfregar ou coçar os olhos, pode ter consequências sérias, alerta o oftalmologista Renato Ambrósio Jr., membro titular da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, que lançou recentemente um livro sobre o assunto – “Tenho Ceratocone. E Agora?”

Segundo o especialista, o ato de coçar prejudica a visão, mas a má informação prejudica muito mais, razão pela qual foi lançada a Campanha Violet June, promovida mundialmente pela Keratoconus Awareness Campaign. No Brasil, a Campanha tem o apoio da SBO, do CBO e de outras entidades oftalmológicas.

O diagnóstico de Ceratocone pode ser devastador para o paciente e sua família por falta de orientação, alerta Renato Ambrósio Jr., lembrando que a educação para promover o conhecimento e a tomada de consciência do público não médico sobre a doença são aspectos fundamentais. As estatísticas da literatura especializada mostram a incidência de 1 caso para cada 2mil pessoas (0,5%).

O Ceratocone é uma doença da córnea, na qual a córne aumenta sua curvatura de forma irregular e assume formato de cone. Esta alteração causa astigmatismo com irregularidade, o que leva à distorção das imagens e determina limitação para a eficiência das lentes esfero-cilíndricas de óculos.

Embora normalmente o Ceratocone não leva á cegueira, pode levar a uma acentuada perda da visão. Inicia-se geralmente na adolescência, afeta um pouco mais as mulheres do que os homens, e evolui geralmente até os 30/35 anos, quando ocorre uma estabilização natural.

– –
Fonte: SBO – Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Você também pode gostar
Retinoblastoma: 50% dos casos são diagnosticados tardiamente
+
Retinoblastoma: 50% dos casos são diagnosticados tardiamente

O retinoblastoma pode ser raro, mas é o tumor ocular mais comum na infância, com cerca de 400 novos casos todos os anos no Brasil, sendo 90% deles em crianças de ...

25 de setembro de 2023
Cuidados com os olhos durante o Carnaval
+
Cuidados com os olhos durante o Carnaval

O Carnaval é uma época de festejos e animação que acontece anualmente por todo o Brasil. Porém, ficar exposto ao clima quente e em meio à multidão pode ...

8 de fevereiro de 2024
Conjuntivite: conheça os tipos, sintomas e tratamentos
+
Conjuntivite: conheça os tipos, sintomas e tratamentos

Olhos vermelhos, ardor, coceira, desconforto ao olhar para locais mais iluminados. Qualquer um de nós é capaz de dizer o que está acontecendo: conjuntivite, ...

1 de julho de 2023
siga @signorellioftalmologia no Instagram