4 de outubro de 2024

Mitos e verdades sobre as lentes de contato

Mitos e verdades sobre as lentes de contato

Seja por razões estéticas ou por correção visual, os usuários de lentes de contatos devem tomar cuidado com relação ao uso e à conservação delas. Existem muitos mitos sobre o assunto, então, algumas vezes, pode ser difícil separá-los dos fatos. Aqui estão alguns dos mitos mais comuns:

Lentes de contato são todas iguais?
Mito. Existem diferentes tipos de lentes de contato: rígida, gelatinosa e híbrida. As três possuem materiais diferentes que se adéquam aos esquemas de troca e a necessidade do usuário.

Soro fisiológico é ideal para higienizar as lentes de contato?
Mito. O soro fisiológico é ineficaz para a higienização de lentes de contato porque não possui agentes de limpeza adequados para lubrificar e desinfetar o material. O ideal é utilizar apenas produtos específicos para limpar as lentes.

Lentes de contato não devem ser usadas durante o sono?
Verdade. Ao dormir com as lentes de contato, o paciente castiga a córnea, pois diminui a chegada do oxigênio por meio da lágrima – a bomba lacrimal não funciona quando não piscamos, permanecendo somente os movimentos oculares involuntários.

Pode aplicar a maquiagem usando as lentes de contato?
Verdade. As lentes de contato devem ser colocadas antes de aplicar a maquiagem. Na hora de remover a maquiagem, é preciso tirar as lentes de contato primeiro.

Quem tem astigmatismo não pode usar lentes de contato?
Mito. Atualmente, as lentes de contato podem corrigir qualquer refração visual. Existem lentes de contato, produzidas por uma tecnologia, que se estabilizam na íris do usuário. Adequadas para quem têm astigmatismo.

Deve-se lavar as mãos antes de manusear as lentes de contato?
Verdade. Antes de manusear as lentes de contato, é preciso lavar as mãos com sabonete neutro para remover a oleosidade e resto de corpos estranhos que possam danificá-las.

O estojo de armazenagem de lentes de contato deve ser higienizado?
Verdade. O estojo acumula bactérias e por isso é necessário higienizá-lo com um produto específico, ou com o mesmo utilizado nas lentes. A limpeza do estojo deve ser feita uma vez por semana, e o ideal é que a troca do acessório seja feita a cada quatro meses. A utilização de estojos descartáveis também é recomendável.

Lentes de contato não devem ser utilizadas em viagens de avião?
Mito. Não há problemas em usar lentes de contato em viagem de avião. Porém, se o voo passar de 4 horas de viagem, é recomendável retirar as lentes de contato, pois o ar que circula dentro do avião é muito seco. Com isso, as lentes podem deixar o usuário com sensação de olho seco, causando irritação e ardência nos olhos. Solicite ao oftalmologista um colírio lubrificante para usar sobre as lentes em viagens de avião.

Óculos de grau são melhores que lentes de contato para corrigir a visão?
Mito. Ao contrário dos óculos, as lentes de contato não embaçam e não comprometem o campo de visão periférico do usuário porque são colocadas diretamente sobre os olhos, proporcionando uma visão de qualidade.

Lentes de contato podem se perder dentro do olho?
Mito. A conjuntiva (parte interior das pálpebras e anterior do olho) é revestida por uma membrana transparente, formando uma dobra que impede o deslocamento da lente de contato por dentro desta região.

Lentes de contato podem estacionar a miopia?
Mito. A miopia é caracterizada por alterações estruturais no globo ocular. Se o grau de miopia aumentar, será por decorrência do crescimento do olho ou por alterações desenvolvidas no cristalino, como a catarata. O uso das lentes de contato não provoca uma refração míope e nem alterações no olho.

Lentes de contato podem provocar infecções oculares?
Verdade. São raros os problemas causados pelo uso de lentes de contato. Na literatura médica, os incidentes relacionados às infecções oculares causadas por lentes de contato são mínimos. Para evitar qualquer tipo de infecção ocular, o usuário deve estar atento às recomendações do oftalmologista com relação ao uso, limpeza e manutenção das lentes de contato.

Os usuários de lentes de contato devem manter um par de óculos reserva?
Verdade. É aconselhável que os usuários de lentes de contato, principalmente os que dependem da correção visual, tenham um par de óculos reserva. Casos de aquisição de conjuntivite, por exemplo, fazem com que o usuário substitua as lentes de contato por um par de óculos.

Lentes de contato coloridas não possuem grau de correção?
Mito. Como qualquer outra lente de contato, as coloridas também possuem grau de correção visual. Para isso, elas precisam ser adaptadas e indicadas pelo oftalmologista.

Crianças e adolescentes não podem usar lentes de contato?
Mito. As lentes de contato podem ser utilizadas em qualquer idade. Porém, cabe ao oftalmologista avaliar a necessidade de uso para o paciente.

Lentes de contato podem causar desconforto durante a gravidez?
Verdade. Na gravidez, pode haver um desequilíbrio ocular que altera as composições da lágrima, diminuindo a quantidade de água por um aumento de gordura. Isso pode desencadear, nas grávidas, uma intolerância a lentes de contato, que podem provocar a sensação da crise de olho seco e vista embaçada.

Você também pode gostar
Saiba o que é catarata: sintomas, tratamentos e causas
+
Saiba o que é catarata: sintomas, tratamentos e causas

Imagens turvas e embaçadas, presença constante de uma espécie de névoa diante dos olhos… Estas são queixas comuns dos pacientes que têm catarata. Apesar ...

17 de janeiro de 2025
Atenção e cuidados com os olhos no verão
+
Atenção e cuidados com os olhos no verão

O verão é a estação mais celebrada pelos brasileiros, que lotam as cidades de praia ou locais de veraneio, como clubes, rios, cachoeiras e lagos. Grande parte ...

8 de janeiro de 2025
A tecnologia a serviço da saúde ocular
+
A tecnologia a serviço da saúde ocular

A Tomografia de Coerência Óptica (OCT) é um dos grandes avanços tecnológicos desenvolvidos para auxiliar o oftalmologista no diagnóstico de doenças0131 ...

31 de janeiro de 2024
siga @signorellioftalmologia no Instagram
Saiba o que é catarata: sintomas, tratamentos e causas

Imagens turvas e embaçadas, presença constante de uma espécie de névoa diante dos olhos…

Estas são queixas comuns dos pacientes que têm catarata. Apesar de ser muito popular (quase todo mundo conhece alguém que já teve catarata), ainda persistem muitas ideias erradas sobre o que é catarata e sobre como tratá-la.

A maioria dos casos de catarata acontece como parte do processo de envelhecimento, mas é possível desenvolver a doença como consequência de traumatismos oculares, do uso inadequado de algumas medicações ou por excesso de exposição à luz solar.

Como o problema pode ser identificado?
Visão mais embaçada, imagens que parecem ter cores desbotadas, percepção de halos claros ao olhar para a luz podem ser sinais de catarata. Se algum deles for percebido, é preciso procurar seu oftalmologista. Ele fará uma série de exames para identificar se o motivo do problema é catarata.

Qual o tratamento para a catarata?
O único tratamento para a catarata é a cirurgia, indicada sempre que o embaçamento da visão interferir na realização das atividades diárias. Na cirurgia de catarata, o cristalino opacificado é removido do olho, e em seu lugar é inserida uma lente intraocular artificial.

Hoje existem diversos tipos de lentes intraoculares (inclusive multifocais, que podem reduzir a necessidade de uso de óculos para perto e para longe). Seu oftalmologista avaliará quais as melhores indicações para o seu caso, considerando suas características e necessidades.

Agende sua consulta na Signorelli Oftalmologia com nossos especialistas.