25 de junho de 2017

Quando procurar um oftalmologista?

O exame ocular deve ser feito pelo medico oftalmologista, adequadamente preparado e equipado para receitar óculos (se necessário) e diagnosticar e tratar essas outras doenças oculares, quando presentes. E aqui reside uma grande diferença: por conhecer seu olho como a palma da mão, o oftalmologista é o único capaz de lhe dar uma assistência completa e de qualidade, orientando-o corretamente se, por ventura, o seu caso precisar da atenção de outros médicos.

POR SUA SAÚDE!
Não se deixe enganar confiando o exame de seus olhos a pessoas que não são médicos: nem todo mundo que usa jaleco ou roupa branca é medico, ou pertence a profissões da área de saúde legalmente estabelecidas. O jaleco branco pode funcionar como uma isca e esconder um profissional despreparado para cuidar dos seus olhos.

VALE A PENA INSISTIR:
Imagine você que o nosso olho, um órgão tão pequenininho (mas tão importante), pode ser afetado por 3.892 doenças! Algumas raras, outras nem tanto; mas muitas delas com possibilidade de, se não forem diagnosticadas e tratadas a tempo, cegar ou matar. E o papel do médico oftalmologista é exatamente esse: cuidar dos seus olhos com competência, sabedoria e desvelo.

MAIS UM ALERTA IMPORTANTE:
Não compre óculos em camelôs. Diante de qualquer dificuldade visual (embaçamento, diminuição da visão, distorção das imagens, visão dupla, etc.) ou ocular (irritação, vermelhidão, coceira, lacrimação, intolerância à luz), procure o seu oftalmologista. Ao comprar um par de óculos sem passar por uma consulta médica, você esta perdendo uma valiosa oportunidade de verificar se há algum outro problema, às vezes silencioso, mas traiçoeiro, como o glaucoma, comprometendo a sua visão.

Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Visite www.cbo.com.br 

Você também pode gostar
Olhos secos: pequenos cuidados evitam dor e infecções
+
Olhos secos: pequenos cuidados evitam dor e infecções

Os olhos tem uma lubrificação natural chamada lágrima ou filme lacrimal, além de lubrificar, esse líquido protege nossos olhos contra micro-organismos ...

23 de agosto de 2024
Mitos e verdades sobre as lentes de contato
+
Mitos e verdades sobre as lentes de contato

Seja por razões estéticas ou por correção visual, os usuários de lentes de contatos devem tomar cuidado com relação ao uso e à conservação delas. Existem ...

4 de outubro de 2024
Saiba o que é catarata: sintomas, tratamentos e causas
+
Saiba o que é catarata: sintomas, tratamentos e causas

Imagens turvas e embaçadas, presença constante de uma espécie de névoa diante dos olhos… Estas são queixas comuns dos pacientes que têm catarata. Apesar ...

17 de janeiro de 2025
siga @signorellioftalmologia no Instagram
Saiba o que é catarata: sintomas, tratamentos e causas

Imagens turvas e embaçadas, presença constante de uma espécie de névoa diante dos olhos…

Estas são queixas comuns dos pacientes que têm catarata. Apesar de ser muito popular (quase todo mundo conhece alguém que já teve catarata), ainda persistem muitas ideias erradas sobre o que é catarata e sobre como tratá-la.

A maioria dos casos de catarata acontece como parte do processo de envelhecimento, mas é possível desenvolver a doença como consequência de traumatismos oculares, do uso inadequado de algumas medicações ou por excesso de exposição à luz solar.

Como o problema pode ser identificado?
Visão mais embaçada, imagens que parecem ter cores desbotadas, percepção de halos claros ao olhar para a luz podem ser sinais de catarata. Se algum deles for percebido, é preciso procurar seu oftalmologista. Ele fará uma série de exames para identificar se o motivo do problema é catarata.

Qual o tratamento para a catarata?
O único tratamento para a catarata é a cirurgia, indicada sempre que o embaçamento da visão interferir na realização das atividades diárias. Na cirurgia de catarata, o cristalino opacificado é removido do olho, e em seu lugar é inserida uma lente intraocular artificial.

Hoje existem diversos tipos de lentes intraoculares (inclusive multifocais, que podem reduzir a necessidade de uso de óculos para perto e para longe). Seu oftalmologista avaliará quais as melhores indicações para o seu caso, considerando suas características e necessidades.

Agende sua consulta na Signorelli Oftalmologia com nossos especialistas.