6 de março de 2016

Semana mundial de combate ao glaucoma

Semana mundial de combate ao glaucoma

A Semana Mundial do Glaucoma objetiva prevenir e alertar a população para a doença conhecida como o ‘ladrão silencioso da visão’ e que afeta 4,5 milhões de pessoas no planeta que podem estar cegas devido aos efeitos do glaucoma. Até 2020, a estimativa é de 11,2 milhões de afetados pela doença e com perda da visão.

O Glaucoma pode ser evitado com uma simples visita ao oftalmologista e realização de exames preventivos, por isso, a classe médica se mobiliza nesta semana para alertar e lembrar a população.

O evento ocorre em todo o mundo do dia 06 de março até o dia 12 de março sendo realizado por associações mundiais de Glaucoma e de Pacientes, além de oftalmologistas de vários países. Em tal evento mundial existem diversas ações que são programadas para lembrar a população da importância de ir regularmente ao oftalmologista e submeter-se às avaliações da pressão intraocular e do nervo óptico.

Com causa desconhecida, o glaucoma compromete o nervo óptico encarregado de levar as mensagens visuais ao cérebro. Correm mais riscos os que passaram dos 40 anos, pacientes com altos graus de miopia, histórico familiar da doença e com a pressão intraocular elevada. A doença na forma mais comum, que responde por 80% dos casos, é silenciosa, não provocando dor ou outros sinais.

Uma pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) aponta que 80% das pessoas que têm glaucoma só buscaram o oftalmologista depois de perceber alterações como perda de visão, olhos vermelhos, desconforto e embaçamento. No entanto, ao ser descoberta, pode ser controlada com medicamentos, que impedem sua progressão e o comprometimento da visão. Alguns casos são passíveis de cirurgia a laser ou implante de drenagem no olho. A visão perdida, entretanto, não pode ser restabelecida.

 

Você também pode gostar
A tecnologia a serviço da saúde ocular
+
A tecnologia a serviço da saúde ocular

A Tomografia de Coerência Óptica (OCT) é um dos grandes avanços tecnológicos desenvolvidos para auxiliar o oftalmologista no diagnóstico de doenças0131 ...

31 de janeiro de 2024
O que fazer em caso de traumas oculares
+
O que fazer em caso de traumas oculares

Acidentes acontecem, especialmente na área dos olhos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que, a cada ano, entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas ...

7 de fevereiro de 2024
As principais lesões oculares causadas em decorrência de acidentes
+
As principais lesões oculares causadas em decorrência de acidentes

Em situações de acidentes oculares, especialmente de perfuração, busque sempre um oftalmologista ou um pronto-socorro. Nos casos de queimaduras químicas ...

13 de março de 2024
siga @signorellioftalmologia no Instagram