5 de fevereiro de 2024

Atenção aos olhos dos pequenos estudantes na volta às aulas

Atenção aos olhos dos pequenos estudantes na volta às aulas

As férias acabaram e é hora de voltar às aulas. Momento ideal para redobrar os cuidados com a saúde dos olhos. É fundamental que, nesta época do ano, pais e também professores fiquem ainda mais atentos às dificuldades das crianças para enxergarem.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 35,8 milhões de brasileiros usam óculos de grau. Profissionais destacam alguns sinais que podem indicar que é hora de visitar um oftalmologista e escolher lentes referenciadas para cuidar da visão.

Fique atento aos sintomas

Dores de cabeça
Geralmente, o primeiro sinal de que algo está errado é a dor de cabeça, aquela que, mesmo com analgésico, não vai embora. Ela ocorre quando se faz um esforço maior para enxergar e as dores costumam ser, na maioria dos casos, na testa.

Piscar com frequência e apertar os olhos
Quando se aperta os olhos para enxergar pode ser que inconscientemente esteja se querendo melhorar o foco da visão.

Trazer objetos para perto dos olhos
Aproximar os olhos de tudo o que precisa enxergar é um sintoma que precisa ser investigado. Esses podem ser sinais de miopia.

Coçar os olhos insistentemente
Essa é uma indicação clássica de fadiga ocular e deve ser monitorada. Nos dias em que a umidade do ar está baixa, essa condição se intensifica e pode a provocar lesões nas pálpebras.

Mostrar dificuldade com a leitura
Quando a criança, já alfabetizada, não consegue ler uma sentença sem se perder nas palavras ou pular linhas, pode ser sintoma de astigmatismo. Acompanhar a leitura com um dedo também pode ser um caso a ser acompanhado por um especialista.

Sensibilidade à luz
Esse é outro sinal fácil de reconhecer. Quando se demonstra incômodo exagerado em ambiente muito iluminado ou ainda sob luz solar, pode ser que haja algum problema ocular.

Observados alguns desses sintomas é necessário procurar um oftalmologista para um diagnóstico completo e, em alguns casos, a indicação de lentes corretivas. Diferente do que a maioria pensa, usar óculos está bem longe de ser um problema. Atualmente, existem várias opções no mercado que permitem que você viva confortavelmente, mesmo se o seu problema for miopia ou hipermetropia.

Você também pode gostar
A importância do acompanhamento oftalmológico na infância
+
A importância do acompanhamento oftalmológico na infância

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), em levantamentos, aponta que 43% das crianças cegas no mundo perderam a visão por causas evitáveis ou tratáveis. ...

12 de outubro de 2023
Conjuntivite: conheça os tipos, sintomas e tratamentos
+
Conjuntivite: conheça os tipos, sintomas e tratamentos

Olhos vermelhos, ardor, coceira, desconforto ao olhar para locais mais iluminados. Qualquer um de nós é capaz de dizer o que está acontecendo: conjuntivite, ...

1 de julho de 2023
Quando a visão dupla pode ser sintoma de graves doenças
+
Quando a visão dupla pode ser sintoma de graves doenças

Os sentidos humanos são essenciais para interação entre as pessoas. Os olhos são responsáveis pelo sentido da visão, possibilitando enxergar tudo que está à ...

28 de fevereiro de 2024
siga @signorellioftalmologia no Instagram