8 de janeiro de 2024

Cuide da higiene de seus olhos e evite a blefarite!

Cuide da higiene de seus olhos e evite a blefarite!

O nosso olho está constantemente exposto a bactérias, vírus, poluição, vento, uso de maquiagem. Esses e outros elementos podem causar graves problemas à sua saúde ocular.

Um destes problemas é a blefarite, conhecida como ‘caspas nos cílios’. Ela é uma inflamação que atinge a borda da pálpebra e é normalmente causada por bactérias e aumento de gordura na região.

O nome pode parecer estranho para a maioria das pessoas, mas a verdade é que a blefarite é uma doença muito comum no cotidiano do Oftalmologista. Seus principais sintomas são coceira, irritação no olho, vermelhidão, lacrimejamento, sensação de areia ou queimação dentro do olho, sensibilidade à luz, cílios grudados uns aos outros ou até perda dos cílios.

A boa notícia é que para evitar a doença basta realizar uma correta higiene ocular, o que para a maioria da população significa apenas lavar o rosto diariamente e manter os olhos limpos. Essa limpeza deve ser feita com produtos específicos e indicados pelo seu médico Oftalmologista.

Importante:

Pessoas com a pele mais oleosa precisam prestar mais atenção a esta higiene, pois apresentam maior tendência a secretar gordura, inclusive nos olhos. Pessoas que usam maquiagem próxima aos olhos também precisam ser mais cuidadosas, pois as glândulas sebáceas podem também ser afetadas e eventualmente ficar obstruídas, irritando a pele na área ocular.

Lave seu rosto com frequência e mantenha seus olhos sempre limpos. Isso vai diminuir as chances de um processo infeccioso e inflamatório que pode comprometer sua visão e te impedir de apreciar as belezas da vida.

Consulte regularmente o médico oftalmologista.

– –
Fonte: CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Você também pode gostar
Qual a diferença entre o médico oftalmologista e o optometrista?
+
Qual a diferença entre o médico oftalmologista e o optometrista?

O oftalmologista é o médico especialista em cuidar da saúde ocular, capacitado para diagnosticar e tratar problemas da visão, fazer exames e realizar cirurgias, ...

19 de março de 2024
Check-up oftalmológico anual: a melhor forma de garantir a sua saúde ocular
+
Check-up oftalmológico anual: a melhor forma de garantir a sua saúde ocular

Muita gente aproveita o início do ano para realizar um check-up em sua saúde. Realizam inúmeros exames de rotina no coração, nos ossos, na cabeça, mas acabam ...

13 de dezembro de 2024
Quando a visão dupla pode ser sintoma de graves doenças
+
Quando a visão dupla pode ser sintoma de graves doenças

Os sentidos humanos são essenciais para interação entre as pessoas. Os olhos são responsáveis pelo sentido da visão, possibilitando enxergar tudo que está à ...

29 de maio de 2024
siga @signorellioftalmologia no Instagram
Saiba o que é catarata: sintomas, tratamentos e causas

Imagens turvas e embaçadas, presença constante de uma espécie de névoa diante dos olhos…

Estas são queixas comuns dos pacientes que têm catarata. Apesar de ser muito popular (quase todo mundo conhece alguém que já teve catarata), ainda persistem muitas ideias erradas sobre o que é catarata e sobre como tratá-la.

A maioria dos casos de catarata acontece como parte do processo de envelhecimento, mas é possível desenvolver a doença como consequência de traumatismos oculares, do uso inadequado de algumas medicações ou por excesso de exposição à luz solar.

Como o problema pode ser identificado?
Visão mais embaçada, imagens que parecem ter cores desbotadas, percepção de halos claros ao olhar para a luz podem ser sinais de catarata. Se algum deles for percebido, é preciso procurar seu oftalmologista. Ele fará uma série de exames para identificar se o motivo do problema é catarata.

Qual o tratamento para a catarata?
O único tratamento para a catarata é a cirurgia, indicada sempre que o embaçamento da visão interferir na realização das atividades diárias. Na cirurgia de catarata, o cristalino opacificado é removido do olho, e em seu lugar é inserida uma lente intraocular artificial.

Hoje existem diversos tipos de lentes intraoculares (inclusive multifocais, que podem reduzir a necessidade de uso de óculos para perto e para longe). Seu oftalmologista avaliará quais as melhores indicações para o seu caso, considerando suas características e necessidades.

Agende sua consulta na Signorelli Oftalmologia com nossos especialistas.