16 de março de 2021

Fotofobia: por que o problema é mais comum em pessoas com olhos claros?

Fotofobia: por que o problema é mais comum em pessoas com olhos claros?

Qual é a cor dos seus olhos? Azuis, verdes, castanhos, pretos. A diversidade de tonalidades é grande. Os olhos possuem muitas particularidades e uma delas é que os mais claros apresentam maior sensibilidade à luz. Você sabia disso?

O problema ocorre porque, nesses casos, as camadas dos olhos claros absorvem de forma reduzida o estímulo luminoso e, consequentemente, se tornam mais sensíveis quando sob a luz do sol ou em ambientes fechados, mas muito iluminados. Essa sensibilidade tem nome: chama-se fotofobia.

Entendendo a fotofobia

A fotofobia não é a doença em si, mas um sintoma. O desconforto é caracterizado pela dificuldade em manter os olhos abertos em locais iluminados e, até mesmo, sentir dores de cabeça quando a exposição é prolongada. A intolerância ao estímulo luminoso pode ocorrer devido a problemas oculares, como inflamações, lesões na córnea e alterações na retina, e também por causas relacionadas ao sistema nervoso. Nesses casos, uma das complicações comuns é a enxaqueca.

Mas, não precisa se preocupar. Apesar de bastante incômoda, a fotofobia não é fator de risco para o desenvolvimento de problemas oculares mais graves. Ainda assim, sempre que for persistente, é muito importante que seja realizado o acompanhamento junto ao médico oftalmologista. Não existe um tratamento específico, mesmo porque a fotofobia não é considerada uma doença. No entanto, é possível identificar e tratar a causa para que seja possível minimizar o desconforto.

No mais, existem cuidados que podem ajudar, especialmente se seus olhos são claros, como evitar ambientes muito iluminados e usar óculos escuros, bonés e chapéus com aba sempre que a exposição ao sol for necessária. Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida, converse com seu oftalmologista!

“Apesar de bastante incômoda, a fotofobia não é fator de risco para o desenvolvimento de problemas oculares mais graves.”

– –
Fonte: CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Você também pode gostar
Catarata, quando se deve operar?
+
Catarata, quando se deve operar?

No passado, havia um conceito de que só se deveria intervir com cirurgia, retirando a catarata, quando a queda visual fosse muito significativa ou mesmo já com a ...

11 de março de 2024
Check-up oftalmológico anual: a melhor forma de garantir a sua saúde ocular
+
Check-up oftalmológico anual: a melhor forma de garantir a sua saúde ocular

Muita gente aproveita o início do ano para realizar um check-up em sua saúde. Realizam inúmeros exames de rotina no coração, nos ossos, na cabeça, mas acabam ...

13 de dezembro de 2024
O diagnóstico de Enxaqueca Ocular
+
O diagnóstico de Enxaqueca Ocular

A enxaqueca afeta a visão de forma temporária. Apesar dos efeitos passageiros, o diagnóstico rápido promove o bem-estar do paciente. Perda transitória do campo ...

18 de abril de 2024
siga @signorellioftalmologia no Instagram
Saiba o que é catarata: sintomas, tratamentos e causas

Imagens turvas e embaçadas, presença constante de uma espécie de névoa diante dos olhos…

Estas são queixas comuns dos pacientes que têm catarata. Apesar de ser muito popular (quase todo mundo conhece alguém que já teve catarata), ainda persistem muitas ideias erradas sobre o que é catarata e sobre como tratá-la.

A maioria dos casos de catarata acontece como parte do processo de envelhecimento, mas é possível desenvolver a doença como consequência de traumatismos oculares, do uso inadequado de algumas medicações ou por excesso de exposição à luz solar.

Como o problema pode ser identificado?
Visão mais embaçada, imagens que parecem ter cores desbotadas, percepção de halos claros ao olhar para a luz podem ser sinais de catarata. Se algum deles for percebido, é preciso procurar seu oftalmologista. Ele fará uma série de exames para identificar se o motivo do problema é catarata.

Qual o tratamento para a catarata?
O único tratamento para a catarata é a cirurgia, indicada sempre que o embaçamento da visão interferir na realização das atividades diárias. Na cirurgia de catarata, o cristalino opacificado é removido do olho, e em seu lugar é inserida uma lente intraocular artificial.

Hoje existem diversos tipos de lentes intraoculares (inclusive multifocais, que podem reduzir a necessidade de uso de óculos para perto e para longe). Seu oftalmologista avaliará quais as melhores indicações para o seu caso, considerando suas características e necessidades.

Agende sua consulta na Signorelli Oftalmologia com nossos especialistas.