12 de dezembro de 2024

Identificando problemas de visão em crianças

Identificando problemas de visão em crianças

Identificar problemas de visão em crianças nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque é comum que elas não saibam dizer quando há algo de errado ou, ainda, porque acham que aquele é o “jeito normal” de enxergar. Além disso, crianças se adaptam muito rapidamente e é normal que o cérebro compense o déficit visual. Dessa forma, é importante redobrar a atenção a cada sinal, por mais que pareça algo simples, para que até mesmo o mínimo sintoma seja notado. Agora, conheça alguns comportamentos que podem ajudar a identificar quando algo não vai bem!

Baixo desempenho escolar
Dificuldade de aprendizado, especialmente durante a primeira infância, sem outra causa aparente, pode estar relacionada a problemas de visão. Quando a criança não consegue enxergar o quadro ou os livros com clareza, é natural que seja difícil absorver o conteúdo. Além das notas baixas, problemas de visão podem comprometer a adaptação e o convívio social no ambiente escolar, fazendo com que a criança tenha menos interesse e se torne mais introvertida.

Aproximar o rosto de livros e de telas
Se a criança sente a necessidade de olhar mais de perto para conseguir enxergar, é certo que existe algum problema. Caso ela faça isso com frequência, é importante consultar um médico oftalmologista.

Inclinar a cabeça
Algumas crianças tendem a inclinar a cabeça quando querem enxergar, pois sentem que a visão é melhor em determinado olho ou de um ângulo específico. Pode acontecer, ainda, de a criança fechar um dos olhos da tentativa de ver com mais clareza.

Quedas e esbarrões
Crianças que já andam e enfrentam problemas de visão tendem a cair e a esbarrar em móveis e objetos com frequência. Ela pode, ainda, se mostrar insegura ao subir escadas por não enxergar bem os degraus.

Coceira nos olhos
Coçar os olhos quando está com sono é perfeitamente normal. No entanto, se a coceira é frequente e acontece, principalmente, durante a tentativa de ler ou de focar visualmente em alguma atividade, pode haver algo de errado.

Confusão de cores e de formas
Crianças que não enxergam bem podem confundir cores e formas com certa frequência. Também pode acontecer de pular linhas ou confundir palavras durante a leitura.

Ao notar algum desses sinais, não hesite em consultar o médico oftalmologista. Ele é o profissional indicado para diagnosticar e tratar precocemente qualquer alteração visual. E lembre-se: quanto antes o diagnóstico for realizado, melhores podem ser os resultados do tratamento.

Fonte: Veja Bem – CBO em Revista

Você também pode gostar
Você sabe qual é o lado certo da lente de contato?
+
Você sabe qual é o lado certo da lente de contato?

Tudo nessa vida tem o lado certo e o lado errado, não é? Para saber o lado certo da lente de contato, não é complicado. Seu próprio olho acusa quando a lente ...

7 de março de 2024
A relação entre diabetes e saúde ocular
+
A relação entre diabetes e saúde ocular

O diabetes é considerado, mundialmente, um dos maiores problemas de saúde. Manter a glicemia sob controle auxilia na redução dos riscos de doenças renais, ...

11 de novembro de 2024
Miopia pode até levar à cegueira
+
Miopia pode até levar à cegueira

A importância da saúde visual da criança e o crescimento “gigante” dos casos da miopia fazem parte das atenções e preocupações dos ...

24 de julho de 2024
siga @signorellioftalmologia no Instagram
Saiba o que é catarata: sintomas, tratamentos e causas

Imagens turvas e embaçadas, presença constante de uma espécie de névoa diante dos olhos…

Estas são queixas comuns dos pacientes que têm catarata. Apesar de ser muito popular (quase todo mundo conhece alguém que já teve catarata), ainda persistem muitas ideias erradas sobre o que é catarata e sobre como tratá-la.

A maioria dos casos de catarata acontece como parte do processo de envelhecimento, mas é possível desenvolver a doença como consequência de traumatismos oculares, do uso inadequado de algumas medicações ou por excesso de exposição à luz solar.

Como o problema pode ser identificado?
Visão mais embaçada, imagens que parecem ter cores desbotadas, percepção de halos claros ao olhar para a luz podem ser sinais de catarata. Se algum deles for percebido, é preciso procurar seu oftalmologista. Ele fará uma série de exames para identificar se o motivo do problema é catarata.

Qual o tratamento para a catarata?
O único tratamento para a catarata é a cirurgia, indicada sempre que o embaçamento da visão interferir na realização das atividades diárias. Na cirurgia de catarata, o cristalino opacificado é removido do olho, e em seu lugar é inserida uma lente intraocular artificial.

Hoje existem diversos tipos de lentes intraoculares (inclusive multifocais, que podem reduzir a necessidade de uso de óculos para perto e para longe). Seu oftalmologista avaliará quais as melhores indicações para o seu caso, considerando suas características e necessidades.

Agende sua consulta na Signorelli Oftalmologia com nossos especialistas.