A retinopatia diabética tem um grande impacto nos sistemas de saúde no mundo. É a principal causa de cegueira que se pode prevenir na população economicamente ativa.
Estima-se que em 2.030 haverá 552 milhões de diabéticos, o que corresponde a quase 10% da população adulta e desse total 191 milhões terão retinopatia diabética, sendo que em 56,3 milhões haverá comprometimento visual.
O primeiro método de tratamento das complicações visuais do diabetes é o controle dos fatores de risco, incluindo o controle glicêmico, o tratamento da hipertensão arterial associada e a regulação dos níveis lipídicos.
Com o diagnóstico nos estágios iniciais, o tratamento pode ter início assim que possível! Garantindo que a retinopatia diabética seja evitada, prevenida ou detectada de forma precoce.
Separamos algumas dicas e pequenas atitudes que te ajudarão a manter a visão saudável:
Acompanhe proativamente sua visão
✓ Visite regularmente o seu oftalmologista ou especialista em retina – não perca nenhuma consulta marcada.
✓ Se notar uma alteração na sua visão, contate o seu oftalmologista imediatamente.
✓ Seja proativo sobre a reabilitação da visão! Use ferramentas para o auxílio visual (por exemplo, uma lupa). Um especialista em baixa visão poderá ajudar a determinar as melhores ferramentas para suas necessidades. Pergunte ao seu oftalmologista sobre a possibilidade de consultar um especialista em baixa visão.
Assuma o controle de sua diabetes!
✓ Tome seus medicamentos para o diabetes de acordo com as recomendações de seu médico.
✓ Controle regularmente os níveis de açúcar no sangue. Manter a glicemia sob controle é a maneira mais importante de gerenciar sua diabetes e evitar a perda da visão.
✓ Mantenha a pressão arterial sob controle.
✓ Mantenha um peso corporal saudável e gerencie sua dieta com sua equipe de saúde. Um nutricionista pode orientá-lo sobre o que se deve ou não comer, bem como quando comer.
✓ Se você fuma, converse com seu médico sobre algum programa para abandonar o tabagismo.
✓ Faça exercícios para ajudar a evitar a pressão arterial elevada, o colesterol elevado e melhorar sua qualidade de vida. Consulte seu médico sobre as melhores atividades físicas para você!
– –
Fonte: Novartis – Doenças da visão