3 de maio de 2021

STF decide definitivamente que quem cuida da Saúde Ocular é o Médico

STF decide definitivamente que quem cuida da Saúde Ocular é o Médico

Ao longo de muitos anos, a especialidade no Brasil vem sendo desafiada por não médicos que insistem em ocupar um lugar que não lhes cabe na realização de exames de vista e na prescrição de lentes de grau.

Felizmente, a Oftalmologia – consequentemente, a saúde ocular – se destaca como vencedora nessa batalha. Em 26 de junho de 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF), mais alta corte jurídica do País, julgou improcedente a ação de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 131, proposta pelo Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO).

O objetivo da ação era declarar inconstitucionais os artigos dos decretos estabelecidos nos anos de 1932 e 1934, que disciplinavam o exercício da Medicina e estabeleciam que as lentes de grau só poderiam ser confeccionadas a partir de receita prescrita por médico.

Segundo representantes da optometria, essas proibições estariam em contradição com artigos da atual Constituição que garantem a liberdade do exercício profissional.

O voto do relator, Ministro Gilmar Mendes, acompanhado pelos votos dos Ministros Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Carmem Lúcia, Luiz Fux e Dias Toffoli, entretanto, estabeleceu que a pretensão do CBOO era insustentável, decidindo assim pela manutenção dos decretos que resguardam a Oftalmologia.

– –
Fonte: CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Você também pode gostar
A importância do acompanhamento oftalmológico na infância
+
A importância do acompanhamento oftalmológico na infância

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), em levantamentos, aponta que 43% das crianças cegas no mundo perderam a visão por causas evitáveis ou tratáveis. ...

12 de outubro de 2023
O que fazer em caso de traumas oculares
+
O que fazer em caso de traumas oculares

Acidentes acontecem, especialmente na área dos olhos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que, a cada ano, entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas ...

7 de fevereiro de 2024
Diabetes e hábitos de vida saudáveis
+
Diabetes e hábitos de vida saudáveis

Com o passar do tempo, uma combinação de hábitos de vida pouco saudáveis, como sedentarismo e alimentação baseada em produtos ultraprocessados, fez com que se ...

18 de novembro de 2023
siga @signorellioftalmologia no Instagram