3 de maio de 2021

STF decide definitivamente que quem cuida da Saúde Ocular é o Médico

STF decide definitivamente que quem cuida da Saúde Ocular é o Médico

Ao longo de muitos anos, a especialidade no Brasil vem sendo desafiada por não médicos que insistem em ocupar um lugar que não lhes cabe na realização de exames de vista e na prescrição de lentes de grau.

Felizmente, a Oftalmologia – consequentemente, a saúde ocular – se destaca como vencedora nessa batalha. Em 26 de junho de 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF), mais alta corte jurídica do País, julgou improcedente a ação de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 131, proposta pelo Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO).

O objetivo da ação era declarar inconstitucionais os artigos dos decretos estabelecidos nos anos de 1932 e 1934, que disciplinavam o exercício da Medicina e estabeleciam que as lentes de grau só poderiam ser confeccionadas a partir de receita prescrita por médico.

Segundo representantes da optometria, essas proibições estariam em contradição com artigos da atual Constituição que garantem a liberdade do exercício profissional.

O voto do relator, Ministro Gilmar Mendes, acompanhado pelos votos dos Ministros Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Carmem Lúcia, Luiz Fux e Dias Toffoli, entretanto, estabeleceu que a pretensão do CBOO era insustentável, decidindo assim pela manutenção dos decretos que resguardam a Oftalmologia.

– –
Fonte: CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Você também pode gostar
A relação entre diabetes e saúde ocular
+
A relação entre diabetes e saúde ocular

O diabetes é considerado, mundialmente, um dos maiores problemas de saúde. Manter a glicemia sob controle auxilia na redução dos riscos de doenças renais, ...

11 de novembro de 2024
Catarata, quando se deve operar?
+
Catarata, quando se deve operar?

No passado, havia um conceito de que só se deveria intervir com cirurgia, retirando a catarata, quando a queda visual fosse muito significativa ou mesmo já com a ...

11 de março de 2024
Computador e a saúde ocular
+
Computador e a saúde ocular

Ficar muito tempo no computador afeta a nossa visão? Costumamos ouvir de nossos avós ou pais que ficar muito próximo à televisão ou muito tempo no computador, ...

26 de fevereiro de 2024
siga @signorellioftalmologia no Instagram
Saiba o que é catarata: sintomas, tratamentos e causas

Imagens turvas e embaçadas, presença constante de uma espécie de névoa diante dos olhos…

Estas são queixas comuns dos pacientes que têm catarata. Apesar de ser muito popular (quase todo mundo conhece alguém que já teve catarata), ainda persistem muitas ideias erradas sobre o que é catarata e sobre como tratá-la.

A maioria dos casos de catarata acontece como parte do processo de envelhecimento, mas é possível desenvolver a doença como consequência de traumatismos oculares, do uso inadequado de algumas medicações ou por excesso de exposição à luz solar.

Como o problema pode ser identificado?
Visão mais embaçada, imagens que parecem ter cores desbotadas, percepção de halos claros ao olhar para a luz podem ser sinais de catarata. Se algum deles for percebido, é preciso procurar seu oftalmologista. Ele fará uma série de exames para identificar se o motivo do problema é catarata.

Qual o tratamento para a catarata?
O único tratamento para a catarata é a cirurgia, indicada sempre que o embaçamento da visão interferir na realização das atividades diárias. Na cirurgia de catarata, o cristalino opacificado é removido do olho, e em seu lugar é inserida uma lente intraocular artificial.

Hoje existem diversos tipos de lentes intraoculares (inclusive multifocais, que podem reduzir a necessidade de uso de óculos para perto e para longe). Seu oftalmologista avaliará quais as melhores indicações para o seu caso, considerando suas características e necessidades.

Agende sua consulta na Signorelli Oftalmologia com nossos especialistas.