19 de junho de 2018

Uso de lente de contato exige prescrição médica

Uso de lente de contato exige prescrição médica

Mesmo que possa significar uma aparente economia, adquirir lentes de contato sem a prescrição e o acompanhamento de um oftalmologista pode acabar custando caro.

A avaliação é da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC), alertando que a cada quatro brasileiros que necessitam de óculos ou lentes de contato, fazem o uso de maneira inadequada.

O uso inadequado dos materiais pode resultar num tratamento longo e que implicaria na imposição de recursos astronômicos, se comparados aos valores das lentes de contato disponíveis no comércio.

Segundo a SOBLEC, óculos e lentes de contato são encontrados em locais absolutamente reprováveis pela sociedade médica, que passou a atentar mais sobre a questão nos últimos três anos, devido ao alto índice de pacientes que passaram a apresentar quadros clínicos deficitários em razão das irregularidades. Os produtos são comercializados em estabelecimentos que vão desde camelôs até web shops, sem a supervisão de um oftalmologista.

A lente é uma prótese, por isso é importante que a adaptação seja feita pelo médico, porque ele precisa previamente à indicação, fazer exames para definir qual a lente mais indicada.

A adaptação das lentes precisa ser contínua e controlada, num processo que começa na prescrição e termina no momento em que as lentes são descartadas.

Em agosto de 2009, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou parecer favorável à obrigatoriedade de receita médica para compra de lentes, reafirmando que a prescrição óculos e lentes de contato é um procedimento exclusivo do médico, uma vez que requer conhecimentos de anatomia, fisiologia, patologia, indicações e contraindicações.

Na sequencia, a Câmara Federal rejeitou o Projeto de Lei 1971/07, que regulamentaria a profissão de optometrista. Assim, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou a resolução 44/09, que estipula mecanismos de fiscalização da venda de lentes corretivas em todo o País.

Mais Informações a respeito de restrições quanto ao uso de lentes de contato e óculos podem ser acessadas no site da SOBLEC, www.soblec.com.br.

Você também pode gostar
Doenças oculares hereditárias: conheça as 5 principais
+
Doenças oculares hereditárias: conheça as 5 principais

Muitas doenças oculares são transmitidas por herança genética. O ideal é se consultar e informar ao oftalmologista sobre quaisquer condições pré-existentes ...

21 de dezembro de 2023
Por que o oftalmologista é o profissional que deve cuidar dos seus olhos?
+
Por que o oftalmologista é o profissional que deve cuidar dos seus olhos?

Imagine que você estivesse a poucos minutos de ter um bebê. Qual seria o profissional que você procuraria para fazer o parto? Um obstetra? A resposta está ...

11 de abril de 2024
Catarata, glaucoma, erros refrativos e retinopatia diabética
+
Catarata, glaucoma, erros refrativos e retinopatia diabética

Os impactos dos problemas oculares em cada grupo populacional e o que é possível fazer Da infância à terceira idade, os problemas oculares podem atingir pessoas ...

8 de agosto de 2023
siga @signorellioftalmologia no Instagram