19 de junho de 2018

Uso de lente de contato exige prescrição médica

Uso de lente de contato exige prescrição médica

Mesmo que possa significar uma aparente economia, adquirir lentes de contato sem a prescrição e o acompanhamento de um oftalmologista pode acabar custando caro.

A avaliação é da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC), alertando que a cada quatro brasileiros que necessitam de óculos ou lentes de contato, fazem o uso de maneira inadequada.

O uso inadequado dos materiais pode resultar num tratamento longo e que implicaria na imposição de recursos astronômicos, se comparados aos valores das lentes de contato disponíveis no comércio.

Segundo a SOBLEC, óculos e lentes de contato são encontrados em locais absolutamente reprováveis pela sociedade médica, que passou a atentar mais sobre a questão nos últimos três anos, devido ao alto índice de pacientes que passaram a apresentar quadros clínicos deficitários em razão das irregularidades. Os produtos são comercializados em estabelecimentos que vão desde camelôs até web shops, sem a supervisão de um oftalmologista.

A lente é uma prótese, por isso é importante que a adaptação seja feita pelo médico, porque ele precisa previamente à indicação, fazer exames para definir qual a lente mais indicada.

A adaptação das lentes precisa ser contínua e controlada, num processo que começa na prescrição e termina no momento em que as lentes são descartadas.

Em agosto de 2009, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou parecer favorável à obrigatoriedade de receita médica para compra de lentes, reafirmando que a prescrição óculos e lentes de contato é um procedimento exclusivo do médico, uma vez que requer conhecimentos de anatomia, fisiologia, patologia, indicações e contraindicações.

Na sequencia, a Câmara Federal rejeitou o Projeto de Lei 1971/07, que regulamentaria a profissão de optometrista. Assim, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou a resolução 44/09, que estipula mecanismos de fiscalização da venda de lentes corretivas em todo o País.

Mais Informações a respeito de restrições quanto ao uso de lentes de contato e óculos podem ser acessadas no site da SOBLEC, www.soblec.com.br.

Você também pode gostar
Você ainda tem dúvidas sobre o glaucoma?
+
Você ainda tem dúvidas sobre o glaucoma?

Doença ocular crônica que pode levar à cegueira irreversível, se não for tratada a tempo. Estamos falando do glaucoma, cuja prevalência aumenta com a idade. ...

14 de maio de 2024
A importância do exame ocular no recém-nascido
+
A importância do exame ocular no recém-nascido

A deficiência visual na infância afeta o processo de aprendizagem e a integridade física e psíquica, sendo fundamental a sua prevenção e sua identificação ...

16 de outubro de 2023
Olhos secos: pequenos cuidados evitam dor e infecções
+
Olhos secos: pequenos cuidados evitam dor e infecções

Os olhos tem uma lubrificação natural chamada lágrima ou filme lacrimal, além de lubrificar, esse líquido protege nossos olhos contra micro-organismos ...

14 de junho de 2024
siga @signorellioftalmologia no Instagram